Esse site utiliza cookies
Linhas de Pesquisa
Formação de professores que ensinam matemáticas:
Esta linha investiga e sistematiza situações relacionadas aos diferentes aspectos e dimensões da formação e do desenvolvimento profissional docente, cujo foco das pesquisas situa-se nos processos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas em todos os níveis de ensino, em espaço formal e não-formal, engendrados nos diferentes contextos formativos. As pesquisas desta linha vinculam-se aos seguintes macroprojetos do Programa: (1) Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas; (2) Laboratório de Educação Matemática como agente de (trans)formação de professores que ensinam matemáticas; (3) História da (Educação) Matemática na formação de professores que ensinam matemáticas.
Processos de ensino e aprendizagens de matemáticas:
Esta linha de pesquisa problematiza situações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagens de matemáticas, que se destacam na Educação Básica, no Ensino Superior e em outros contextos socioculturais, com a finalidade de explicitar teórica, epistemológica, sociocultural, histórica, pedagógica, didática e metodologicamente o fenômeno inquirido.
As pesquisas desta linha vinculam-se aos seguintes macroprojetos do Programa: (4) Etnomatemática e Contextos Socioculturais; (5) Modelagem Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e as aprendizagens de matemáticas; (6) Didática da Matemática na sala de aula.