A Agronomia é uma área multidisciplinar das ciências agrárias que estuda os princípios e práticas relacionados à produção agrícola e ao manejo dos recursos naturais. O estudo envolve diversas áreas, como biologia, química, genética, economia e engenharia, para melhorar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola. Através dessa perspectiva, a Agronomia concretiza um trabalho para o desenvolvimento de técnicas eficientes de cultivo, na preservação do solo e dos recursos hídricos, na seleção de sementes e no controle de pragas e doenças.
Após concluir a Graduação em Agronomia, os graduados e graduadas podem trabalhar em propriedades rurais, empresas agropecuárias, cooperativas agrícolas, indústrias de insumos agrícolas, órgãos de pesquisa e extensão rural, instituições de ensino, órgãos governamentais relacionados à agricultura, entre outros. Além disso, também existe a possibilidade de atuação como consultores, assessores técnicos e empreendedores no setor agropecuário.
Nessa área, é importante que os/as estudantes tenham interesse pela produção agrícola, pelo manejo dos recursos naturais e pela busca por soluções sustentáveis. Além disso, é essencial ter habilidades de observação, raciocínio lógico, capacidade de trabalho em equipe, boa comunicação e liderança. Conhecimentos em informática, gestão de projetos, estatística e técnicas de pesquisa também são importantes para o desenvolvimento dessa carreira.
O Curso de Bacharelado em Agronomia da UFT começou através da Universidade do Tocantins (Unitins), tendo seu primeiro vestibular para ingresso dos docentes no ano de 1992, sendo depois incorporado pela Universidade Federal do Tocantins em 2003. O desenvolvimento da formação possui características adequadas às perspectivas regionais e do município de Gurupi, além da adequação de funcionamento proveniente dos alunos que se encontram espalhados em diversas regiões do Tocantins e optam pelo estudo através dessa Universidade. O seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi atualizado no ano de 2022, proporcionando dinamismo e flexibilidade aos discentes, através de diversos projetos de pesquisa e extensão realizados pelos docentes, além de bolsas e opções de estágio proporcionados de forma ativa.
O Curso de Bacharelado em Agronomia do Câmpus de Gurupi da UFT é presencial, com aulas no período integral, e duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.