A Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é uma área multidisciplinar que combina conhecimentos da engenharia e das ciências biológicas para desenvolver e otimizar processos biotecnológicos. O estudo gira em torno da aplicação de técnicas avançadas para manipular organismos vivos, como microrganismos, células e enzimas, visando à produção de alimentos, fármacos, biocombustíveis e outros produtos de interesse industrial.
Com o Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, os egressos e egressas podem trabalhar na indústria farmacêutica, alimentícia, agrícola e ambiental, entre outras. Esses profissionais são capazes de projetar e otimizar processos de fermentação, produzir biofármacos, desenvolver alimentos funcionais, realizar biorremediação e muito mais. Sua expertise é essencial para impulsionar a inovação e o avanço tecnológico nas indústrias bioindustriais.
Nessa área, é importante ter uma base sólida em ciências biológicas, além de habilidades analíticas e resolutivas. A criatividade para desenvolver soluções inovadoras, o trabalho em equipe multidisciplinar e a curiosidade científica são características valorizadas. Além disso, a ética profissional, a capacidade de aprender continuamente e uma mentalidade otimista são fundamentais para se destacar nessa atividade em constante evolução em Gurupi.
O Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFTfoi criado em 2007, sendo efetivado no segundo semestre do ano de 2009. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), planejado em 2012, abrange grandes possibilidades para os discentes, de modo dinâmico e facilitado, com o objetivo de formar profissionais de bases intelectuais sólidas, voltadas ao ramo científico e tecnológico. Diante da realidade tocantinense de constante crescimento da indústria agrícola e pecuária, a Universidade busca promover a estruturação necessária para formar profissionais capazes de planejar, desenvolver e gerir processos biotecnológicos, como perspectiva para o desenvolvimento de processos no aproveitamento dos recursos naturais, resguardando a importância de um futuro sustentável para as futuras gerações.
O Curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus de Gurupida UFT é presencial, com aulas no período integral, e duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2017)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.