A Engenharia Florestal é uma área que se dedica ao manejo sustentável dos recursos naturais, com foco especial nas florestas, combinando conhecimentos de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e Ciências Tecnológicas. Diante do aumento progressivo da degradação ambiental, as pessoas formadas nessa área são de extrema importância no processo de execução de práticas sustentáveis inofensivas ao meio ambiente e que garantem desenvolvimento econômico.
Entre as atividades realizadas pelos engenheiros e engenheiras florestais se destacam o manejo florestal, a silvicultura, a recuperação de áreas degradadas, a gestão de recursos hídricos, o planejamento ambiental e a pesquisa científica. A graduação no Curso de Engenharia Florestal proporciona oportunidades de trabalho em órgãos governamentais, como secretarias de meio ambiente e institutos de pesquisa, em empresas privadas do setor florestal e consultorias ambientais.
O perfil do egresso e da egressa do Curso de Engenharia Florestal é de afinidade com a natureza e interesse pela conservação dos recursos naturais. Além disso, habilidades em planejamento, organização e trabalho em equipe são fundamentais para lidar com os desafios da profissão. Os/as profissionais também devem ter um espírito empreendedor, buscando soluções inovadoras para os problemas ambientais e sociais, e estar atualizado sobre as novas tecnologias e práticas sustentáveis na área.
A implantação do Curso de Graduação em Engenharia Florestal no município de Gurupi, em 2007, se fez necessária a partir da localização da cidade tocantinense no contexto da Amazônia Legal e da grande vocação florestal do Brasil, em que as florestas equivalem a 58,5% do seu território. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi atualizado em 2022 e trouxe mais dinâmica a sua estrutura curricular e novas oportunidades aos estudantes por meio de aulas a campo e práticas extensionistas.
O Curso de Engenharia Florestal do Câmpus de Gurupida UFT é presencial, com aulas no turno integral, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.