A Medicina Veterinária é uma disciplina da área da saúde que se dedica ao cuidado e tratamento de animais, abrangendo desde animais de companhia até animais de produção e vida selvagem. Nessa área, existe um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como na promoção do bem-estar animal, proteção da saúde pública, segurança alimentar e saúde ambiental, garantindo a saúde dos animais e sua interação segura com os seres humanos.
A formação em Medicina Veterinária oferece uma ampla gama de áreas profissionais para os graduados e graduadas que podem atuar em clínicas e hospitais veterinários, prestando assistência médica a animais de estimação e realizando cirurgias. Além disso, eles podem trabalhar em fazendas e indústrias agropecuárias, cuidando da saúde e do bem-estar dos animais de produção, contribuindo para a eficiência da produção de alimentos de origem animal.
Nessa área é desejável que os/as estudantes tenha amor pelos animais e uma compreensão da importância de seu bem-estar. Habilidades de observação e dedicação para identificar sinais de doenças e oferecer cuidados adequados. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe e se comunicar efetivamente com os proprietários dos animais são habilidades essenciais para estabelecer uma relação de confiança e fornecer um atendimento completo.
O Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFT começou através de uma proposta aprovada no ano de 2021. Nesse contexto, para o surgimento da formação foi feito um levantamento sobre os cursos que poderiam causar uma maior adesão dos futuros alunos. Os dados estatísticos demonstraram uma aceitação muito favorável ao curso de Medicina Veterinária, assim, essa adesão poderia ser justificada pela pouca propagação desse ensino nas cidades tocantinenses e no município de Gurupi. A Universidade aproveitou sua estrutura, originando um curso gratuito de qualidade, fazendo com que os estudantes tenham um acesso mais homogêneo à modalidade. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) planejado no ano de 2022, possui um caráter dinamizado e flexível, em que os alunos adquirem conhecimentos através da extensão, que gira em torno da aplicação do conhecimento científico-tecnológico à população por meio, por exemplo, de uma Clínica Veterinária Universitária (CVU) ou de um Hospital Veterinário (HV).
O Curso de Medicina Veterinária do Câmpus de Gurupi da UFT é presencial, com aulas nos períodos matutino e vespertino, e duração mínima de dez semetres (cinco anos).
Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.
Área CNPq:
Ciências Agrárias
Áreas de Atuação:
item
documentos
Criação:
Portaria n.º 658, de 17 de março de 2004
Autorização:
-
Reconhecimento:
-
Renovação do Reconhecimento:
-
indicadores
conceito
Conceito Enade:
-
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
-
Conceito de Curso (CC):
-
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.