A Química é uma ciência que estuda a composição, propriedades, estrutura e transformações da matéria. Ela explora a interação entre átomos, moléculas e íons, buscando entender as reações químicas que ocorrem na natureza e no laboratório. Através dessa disciplina, podemos compreender como os diferentes elementos químicos se combinam para formar substâncias, como as reações ocorrem em nível molecular e como essas transformações afetam nosso mundo.
A formação em Licenciatura em Química proporciona aos licenciados e licenciadas a possibilidade de atuar como professores de Química no ensino fundamental e médio, disseminando conhecimento científico e despertando o interesse dos alunos pela disciplina. Além disso, há também possibilidades de atuação em instituições de ensino superior, na elaboração de materiais didáticos e na pesquisa em educação científica. Também podem buscar oportunidades atuando em laboratórios acadêmicos, institutos de pesquisa ou indústria, divulgação científica, consultoria de empresas e desenvolvimento de produtos químicos.
Nessa área é importante que os estudantes possuam curiosidade científica, interesse em investigar e compreender os fenômenos químicos que ocorrem no mundo ao nosso redor. Além disso, é fundamental possuir habilidades de comunicação efetiva, tanto na transmissão de conhecimentos quanto na capacidade de ouvir e compreender as dúvidas e dificuldades dos alunos, no caso de um futuro na carreira docente.
O Curso de Licenciatura em Química do Câmpus do município de Gurupisurgiu através uma reunião extraordinária feita em 2019. Mediante ao Curso de Bacharelado em Química Ambiental, ficou claro para os/as docentes que havia uma demanda muito grande por professores, já que, grande parte dos egressos seguiam a carreira acadêmica. Tal bacharel, que era oferecido pela UFT neste câmpus, não era exatamente o ideal caminho para o impulsionamento educacional tocantinense, possibilitando assim uma abertura específica para estabelecer profissionais mais qualificados na área apresentada. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) planejado em 2022, proporciona um método de ensino ativo, visto que para trilhar o caminho da docência é necessário não apenas aprender de forma expositiva.
O Curso de Licenciatura em Química do Câmpus de Gurupi da UFT é presencial, com aulas no período noturno, e duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
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Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.