Atenção!
Processos Seletivos
O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins (PPG-PV/UFT) realiza processos seletivos semestrais para ingresso de alunos regulares nos cursos de mestrado e doutorado. Os editais são publicados geralmente nos meses de dezembro/janeiro e junho/julho, com cinco a sete vagas para mestrado e cinco a oito vagas para doutorado, distribuídas por linhas de pesquisa: Fitossanidade, Fitotecnia, Melhoramento Genético e Manejo de Solo e Água.
A seleção para alunos regulares envolve três etapas: apresentação de projeto com plano de trabalho (caráter eliminatório, peso 5,0), avaliação de currículo (caráter classificatório, peso 3,0) e interpretação de texto escrito em inglês (caráter classificatório, peso 2,0). Um anteprojeto de pesquisa deve ser apresentado na seleção, com foco em temas relacionados à Produção Vegetal. Além disso, é exigida proficiência em língua inglesa.
O PPG-PV também oferece a possibilidade de ingresso na modalidade de "aluno especial", com editais publicados em fevereiro e agosto.
Outras Oportunidades
O programa realiza processos seletivos para pós-doutorado, bolsas, monitores e credenciamento de professores, seguindo as diretrizes dos programas da Capes.
Dentro de suas quatro linhas de pesquisa (Fitossanidade, Fitotecnia, Melhoramento Genético e Manejo de Solo e Água), o programa permite treinamento especializado dentro das áreas de tecnologias prioritárias definidas pelo MCTIC por meio das Portarias nº 1.122, de 19.03.2020 e nº1.329 de 27.03.2020, dentre as quais destacam-se:
- Tecnologias de Produção: nas linhas de pesquisa em melhoramento Genético, Fitossanidade (entomologia, fitopatologia e plantas daninhas) e Fitotecnia;
- Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável: horticultura, culturas de interesse regional e tecnologia agrícola familiar, dentro das linhas de Fitotecnia, Fitossanidade e Melhoramento Genético;
- Tecnologias para Qualidade de Vida: manejo da poluição do solo e água, na linha de Manejo do Solo e Água; e
- Tecnologias Habilitadoras: Biotecnologia, com pesquisas nas linhas de Fitossanidade e Melhoramento Genético.
O Programa se direciona ao treinamento de Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Engenheiros Biotecnológicos, Biólogos e outros profissionais de áreas afins.
