A Educação Física é uma disciplina que abrange o estudo e a prática de atividades físicas e esportivas, promovendo o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e socioafetivo dos indivíduos. Por meio de programas de ensino e práticas pedagógicas, a Educação Física busca incentivar a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, além de proporcionar a aquisição de habilidades motoras, o desenvolvimento da consciência corporal, o estímulo ao trabalho em equipe e a compreensão dos princípios de ética nos jogos e demais modalidades do esporte.
Com a Licenciatura em Educação Física, os graduados e graduadas podem trabalhar como professores de Educação Física em escolas de diferentes níveis de ensino, atuar em academias, clubes esportivos, centros de treinamento, empresas de recreação, empreendimentos turísticos, além de poderem se dedicar à pesquisa e à docência no Ensino Superior. Esses profissionais têm um papel fundamental na promoção da atividade física e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja por meio do ensino, do treinamento esportivo, do lazer ativo ou da gestão de programas e projetos relacionados à saúde e ao movimento.
Nessa área, é importante ter um interesse genuíno pela atividade física, pelo esporte e pela promoção da saúde. Além disso, é necessário possuir habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe, capacidade de motivar e envolver as pessoas em práticas físicas, além de ter conhecimentos sobre planejamento e prescrição de exercícios, didática e metodologia de ensino. A ética profissional, o comprometimento, a atualização constante e o respeito pela diversidade são características valorizadas nessa área em constante evolução.
O Curso de Licenciatura em Educação Física da UFT foi criado em 2014. Sua criação relaciona a baixa quantidade de professores com formação de Nível Superior nas escolas de ensino fundamental na região norte, com a necessidade de educadores físicos que possibilitem, nas cidades tocantinenses e no município de Miracema, uma perspectiva saudável às novas gerações de estudantes. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) atualizado em 2018, possibilita um caminho mais dinâmico e flexível aos discentes, através das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento e Estágios Supervisionados, que compreendem métodologias de ensino, pesquisa e extensão ativa, de natureza acadêmico-científica e artístico-cultural, promovidas por diferentes instituições formativas, propiciando vivências, saberes e experiências que contribuam com a docência em Educação Física.
O Curso de Licenciatura em Educação Física do Câmpus de Miracema da UFT é presencial, com aulas no período integral, e com duração m´nima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.