O estudo das Ciências Econômicas envolve a análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Esta disciplina explora como indivíduos, empresas e governos interagem, procurando compreender os motivos e efeitos de eventos econômicos, como a inflação, o desemprego e o crescimento econômico. A Ciência Econômica é caracterizada pela sua natureza interdisciplinar, abrangendo conhecimentos de Matemática, Estatística, Sociologia e Psicologia.
Especialistas em Economia buscam entender as repercussões sociais, políticas e ambientais das decisões econômicas. Formados nesse campo, os economistas empregam métodos tanto quantitativos quanto qualitativos para examinar dados econômicos, buscando identificar padrões, tendências, e relações de causa e efeito. Estão aptos a atuar em uma ampla gama de setores, incluindo empresas privadas, instituições financeiras, entidades governamentais, consultorias, organizações internacionais e no âmbito do empreendedorismo.
Para se sobressair em Economia, os alunos precisam desenvolver robustas habilidades analíticas, lógica apurada, proficiência em instrumentos quantitativos, além de conhecimento em Matemática e Estatística. Essencialmente, devem ter uma visão global dos desafios econômicos, capacidade de análise crítica, competências comunicativas eficientes e curiosidade intelectual acerca de questões socioeconômicas. A habilidade de trabalhar em equipe e a adaptabilidade a contextos dinâmicos são igualmente importantes.
O bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve suas origens na Universidade do Tocantins (Unitins), antes de integrar a UFT em 2006, período marcado pela necessidade de fomentar o desenvolvimento do recém-estabelecido estado do Tocantins. Com foco na qualificação profissional para o setor público e privado, o curso também visa ao entendimento e à reflexão sobre desafios regionais, características de Palmas e estratégias de integração com os mercados nacional e internacional, promovendo as potencialidades econômicas locais. A formação crítica sobre questões socioeconômicas globais, nacionais e locais, é obtida através de uma variedade de correntes do pensamento econômico, contemplando a diversidade de ferramentas analíticas, teóricas e quantitativas.
Localizado no Câmpus de Palmas da UFT, o curso é presencial, com aulas no período noturno, com duração mínima de oito semestres, ou cerca de quatro anos.
Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.
Área CNPq:
Ciências Sociais Aplicadas
Áreas de Atuação:
O bacharel em Economia atua nas atividades empresariais públicas e privadas, em consultorias e assessorias econômicas, nas instituições financeiras nacionais e internacionais, nas agências de fomento e em diversos órgãos ligados às áreas de pesquisa e desenvolvimento econômico e social.
item
documentos
Criação:
Decreto Estadual nº 392, de 18/10/1996 - DOE de 18/10/1996, p. 5080
Autorização:
Decreto Estadual nº 857, de 08/11/1999 - DOE de 09/11/1999
Reconhecimento:
Decreto Estadual nº 1.467, de 04/04/2002 - DOE de 09/04/2002
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2022)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.