O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua nacional pela Lei nº 10.436/2002, e sua consolidação pelo Decreto nº 5.626/ 2005, marcaram um avanço crucial para a educação de surdos no Brasil. Com a inclusão da Educação Bilíngue de Surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei nº 14.191, a legislação fortalece o compromisso com a educação bilíngue e a valorização das especificidades culturais dos surdos.
O curso de Segunda Licenciatura Bilíngue de Surdos da Universidade Federal do Tocantins, criado em 2022, surge para atender à crescente demanda por profissionais especializados em educação bilíngue. Com base nas diretrizes da LDB e do Plano Estadual de Educação do Tocantins, o curso visa capacitar docentes para implementar metodologias adequadas e promover o ensino eficaz de Libras e português.
O principal objetivo do curso é formar educadores capacitados para a elaboração e gestão de projetos e currículos bilíngues. A formação inclui o desenvolvimento de propostas metodológicas e a gestão de instituições educacionais, com foco na promoção da língua de sinais e no desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues.
O profissional formado estará apto a atuar em escolas bilíngues de surdos e salas bilíngues, com habilidades para criar materiais didáticos bilíngues e aplicar metodologias específicas. Este perfil inclui a capacidade de atuar com um enfoque crítico e adaptado às necessidades dos alunos surdos.
O curso proporciona uma formação completa, com foco na inovação e na qualidade do ensino. As políticas institucionais de extensão, pesquisa e ensino-aprendizado oferecem oportunidades significativas de aprendizagem, alinhadas às necessidades do campo da educação bilíngue de surdos.
segunda licenciatura em educação bilíngue de surdos
Código e-MEC:
-
Local:
Câmpus de Palmas
Grau:
Licenciatura
Modalidade:
Presencial
Turno:
Integral em Regime de Alternância
Duração Mínima:
04 Semestres
Duração Máxima:
06 Semestres
Carga Horária:
1.200 horas-aula
Vagas:
40
Formas de Ingresso:
Análise Curricular.
Área CNPq:
-
Áreas de Atuação:
-
Item
documentos
Criação:
Resolução nº 117, 29 de maio de 2024 - Consuni/UFT
Autorização:
-
Reconhecimento:
-
Renovação do Reconhecimento:
-
INDICADORES
CONCEITO
Conceito Enade:
-
Conceito Preliminar de Curso (CPC):'
-
Conceito de Curso (CC):
-
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.