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Professor:
Solange Aparecida do Nascimento
Carga Horária:
30 horas
Ementa:
A disciplina tem por objetivo discutir perspectivas teóricas de contraposição colonial, a partir do movimento negro/afrodescendente contemporâneo como ponto de partida para problematizar as resistências teóricas ao colonialismo, a partir da perspectiva do anticolonialismo, pensamento póscolonial, pensamento decolonial, feminismo negro e outras relacionadas às relações raciais. Além de aportar elementos conceituais e históricos que permitam abordar desde enfoques críticos e interseccionais dos processos de racializacão das populações afrodescendentes e seus efeitos na vida social e cotidiana.
Bibliografia Básica:
ANDREWS, George Reid. DESIGUALDADE: RAÇA, CLASSE E GÊNERO In. Andrews, George Reid (Org) Estudos afro-latino-americanos: uma introdução / – Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo brasileiro. Rio de Janeiro, n. 92/93 (jan./jun), p. 69-82, 1988.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber:eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. 2005. (Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf
SEGATO. Rita. Os rios profundos da raça latino-americana: uma releitura da mestiçagem. In Crítica da colonialidade em oito ensaios – E uma antropologia por demanda. Bazar do Tempo, Rio de Janeiro, 2021.