Esse site utiliza cookies
Tutorial de Defesa e Qualificação
Como agendar qualificação e defesa
1. O aluno deve acordar com o orientador a data, o horário e a modalidade da banca (presencial ou online), além de definir os examinadores.
2. A composição da banca deve incluir obrigatoriamente três examinadores: o orientador (ou coorientador); um professor interno do Programa; e um professor externo ao Programa, que não pode ser vinculado à UFT/UFNT, preferencialmente de outro estado brasileiro.
3. O orientador, junto com o aluno, deve evitar a formação de bancas que caracterizem endogenia, como a repetição dos mesmos examinadores ou a escolha de examinadores com laços de amizade ou parentesco.
4. Bancas que apresentem características de endogenia NÃO serão aprovadas em hipótese alguma.
5. Após a definição da banca pelo orientador, o aluno deve acessar o site do Programa (www.uft.edu.br/ppgad), baixar e preencher o formulário de agendamento, assiná-lo e enviá-lo por e-mail (pgagroenergia@uft.edu.br).
6. A coordenação analisará a proposta de banca e, se necessário, solicitará ajustes.
7. Em caso de deferimento, a secretaria abrirá um processo no SEI, ficando responsável por preparar e disponibilizar a ata e as declarações no dia da qualificação/defesa.
8. É responsabilidade EXCLUSIVA do aluno formalizar o convite aos examinadores, enviar o projeto/dissertação com antecedência e realizar as correções solicitadas pela banca.
9. Não serão aceitos agendamentos com menos de 10 dias de antecedência, considerando a necessidade de cadastrar usuários externos e fornecer os documentos necessários para a banca.
O que fazer após a defesa final
O aluno tem até 90 dias para enviar por e-mail a versão final da dissertação com as correções indicadas pela banca, junto com o comprovante de submissão a uma revista com Qualis A (A1, A2, A3 ou A4). Após o envio, o aluno será registrado no sistema como concluído e deverá solicitar o diploma via ASTEN (tutorial disponível no site do Programa).