Atenção!
Histórico
O Tocantins se caracteriza por ser o Estado mais novo da União e, como recebe pessoas de diferentes localidades do país, possui ampla característica multicultural. O caráter heterogêneo de sua população coloca para a Universidade Federal do Tocantins (UFT) o desafio de promover práticas educativas que alcancem objetivos diversos, desde a qualificação profissional até o desenvolvimento de novas tecnologias, tendo como base o tripé ensino, pesquisa e extensão que elevem o nível de qualidade de vida da população.
A inserção da UFT nesse contexto se dá por meio dos seus diversos cursos de graduação, programas de pós-graduação, em nível de mestrado, doutorado e cursos de especialização integrados a projetos de pesquisa e extensão que, de forma indissociável, propiciam a formação de profissionais que produzem conhecimentos que contribuem para a transformação e desenvolvimento do estado do Tocantins e região.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), é a maior e mais importante instituição pública de ensino superior do estado, em termos de dimensão e desempenho acadêmico. Em 2024, completou 21 anos de existência, sendo responsável pela formação de grande parte dos recursos humanos e tecnológicos da região.
A missão da UFT é “formar profissionais cidadãos e produzir conhecimento com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal”. (PPI, 2007, p. 11). Nesse sentido, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) vem contribuir com a produção de pesquisa translacional, que auxilia no desenvolvimento da região por meio da mediação de conhecimentos na área de ensino em espaços formais e não formais envolvendo conhecimento científico nas áreas de ciências e saúde.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) foi iniciado no ano de 2016, com a expectativa de desenvolver pesquisas capazes de articular universidade e sociedade na busca de soluções para demandas na interface entre saúde e educação. A princípio, esteve alocado na área de concentração em Ensino Formal de Ciências e Saúde. Atualmente, concentra-se na área de Ensino em Ciências e em Saúde.
Pensar em educação na região da Amazônia Legal, especialmente em uma área de forte influência do PPGECS conhecida como a região TOPAMA, que compreende o Estado do Tocantins, Sudeste do Pará, e Sudoeste do Maranhão.
Um dos aspectos do PPGECS é o reconhecimento do ensino na Saúde como área de conhecimento pela pós-graduação stricto sensu, isso é uma aspiração que esteve por muito tempo entre os ideais perseguidos pela comunidade acadêmica, historicamente envolvida com a formação na Saúde e com a diretriz da integração ensino-serviço-comunidade, preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEP). Nesse sentido, o eixo paradigmático do PPGECS alinha e integra a área do ensino com a rede de prestação de serviços do SUS, isso é instituído como ato pedagógico que aproxima profissionais da rede de serviços de saúde das práticas pedagógicas, e os professores e estudantes dos processos de atenção em saúde, possibilitando a inovação e a transformação dos processos de ensino e de prestação de serviços de saúde.
Missão
Nossa missão é produzir conhecimento na área do ensino, no contexto da Amazônia Legal, com inclusão, inovação e impacto social.
Objetivo geral
Proporcionar a formação de mestres para o ensino por meio da educação de alta qualidade.
Objetivos específicos
- Promover a criticidade em relação aos processos de ensino;
- Relacionar os conteúdos científicos e os saberes populares;
- Desenvolver pesquisa em ensino a partir da prática docente e profissional;
- Propiciar a aprendizagem de diferentes metodologias;
- Disseminar práticas inovadoras para o ensino;
- Implementar metodologias educacionais inovadoras em sua atuação profissional com potencial de transformação social;
- Promover o Ensino em Ciências e em Saúde baseado em evidência;
- Problematizar sobre as perspectivas de Ensino e de Ciência, com base nas diversas epistemologias
Perfil do Egresso
O PPGECS se propõe a formar mestres reflexivos em relação aos processos de ensino, capazes de atuar tanto nos espaços formais como nos não formais de educação, de forma criativa, com competência técnica, capazes de compreender e atuar no desenvolvimento da região
O público alvo do PPGECS é composto por egressos das áreas do ensino e da saúde da região da Amazônia Legal que corresponde ao estado do Tocantins e adjacências. O grupo dos discentes é formado por alunos provenientes de diferentes estados brasileiros, refletindo uma diversidade de formações, culturas, expectativas e demandas na área do ensino
