Esse site utiliza cookies
Sobre a Coleção
A Coleção de Peixes do Laboratório de Ictiologia Sistemática da UFT está localizada no Câmpus de Porto Nacional. Foi iniciada no ano 2000 com coletas no município de Brejinho de Nazaré e tem sido incrementada com a inclusão de exemplares de várias regiões da bacia do Rio Tocantins/Araguaia por ocasião da realização de estudos de impacto ambiental e convênios firmados entre a UFT e as concessionárias hidrelétricas.
A coleção conta com aproximadamente 22 mil lotes catalogados de peixes preservados em álcool distribuídos em 13 ordens e 59 famílias, representando amostras de quase 3 mil localidades, em sua grande maioria da Região Neotropical, principalmente da bacia do Rio Tocantins. É um dos maiores acervos de arraias (raias) de água doce da bacia do Rio Tocantins-Araguaia do planeta, com mais de 600 exemplares coletadas no Alto e Médio Rio Tocantins. Conta ainda com uma coleção de tipos com cerca de 600 parátipos pertencentes a 105 lotes.
A coleção destina-se principalmente à pesquisa científica, servindo de repositório de material testemunho de publicações, e tem como finalidade manter à disposição dos especialistas rica fonte para descrições de novas espécies, revisões taxonômicas, análises biogeográficas, gerenciamento ambiental, conservação e bioprospecção.
O registro está totalmente digitalizado e, desde 2012, a coleção foi integrada ao Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade (SiBBr), o que tem garantido a disponibilização de todos os dados informatizados.