A Biologia é uma disciplina científica que estuda a vida e os seres vivos, desde as células microscópicas até os complexos ecossistemas do planeta. Ela busca compreender os processos vitais, as estruturas e as interações entre os organismos e seu ambiente. Através de métodos de observação, experimentação e análise, a biologia investiga questões fundamentais relacionadas à origem, evolução, estrutura e funcionamento dos seres vivos, bem como suas interações com fatores ambientais, abrangendo uma ampla gama de subcampos, como genética, ecologia, fisiologia, microbiologia, biotecnologia e muitos outros. A biologia desempenha um papel crucial na compreensão da diversidade da vida na Terra e na busca por soluções para desafios globais, como a conservação da biodiversidade, a compreensão e tratamento de doenças, a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental.
As áreas de atuação para os graduados em Ciências Biológicas são bastante diversificadas. Os profissionais podem se engajar em pesquisa científica, trabalhando em laboratórios de instituições acadêmicas ou centros de pesquisa. Além disso, têm a oportunidade de atuar em órgãos governamentais, desenvolvendo estudos e projetos relacionados à conservação e preservação do meio ambiente. Outras possibilidades incluem a atuação em empresas do setor de biotecnologia, indústrias farmacêuticas, consultorias ambientais, educação formal e não formal, além da gestão e manejo de unidades de conservação.
Para ingressar nas áreas é importante que o estudante tenha interesse genuíno pela natureza e pelos seres vivos, além de uma curiosidade científica e disposição para investigação. A capacidade de observação detalhada, raciocínio lógico e habilidades de análise são fundamentais para realizar pesquisas e interpretar dados. Flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de trabalhar em equipe são características valorizadas no campo da biologia, uma vez que muitas atividades são desenvolvidas em colaboração com outros profissionais. Além disso, habilidades de comunicação efetiva são necessárias para transmitir informações científicas de forma clara e acessível, seja na sala de aula, em palestras ou em relatórios técnicos.
As Graduações em Ciências Biológicas estão ativas desde 1992 na Universidade do Tocantins (UNITINS), sendo depois incorporada, em sua estruturação, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo o primeiro vestibular para ingresso de discentes em 2002. Os cursos têm contribuído com o contínuo desenvolvimento do estado tocantinense, e também do município de Porto Nacional, através da formação de docentes especializados na área biológica, bem como nos campos de aplicação dessa ciência no planejamento e na gestão. O seu Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) planejados em 2009 e 2010 possuem um grande dinamismo para facilitar o estudo dos novos e antigos discentes, através de um caráter cultural e regionalista, os estudantes aprendem sobre a docência e aplicações da disciplina dentro do contexto municipal.
Os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Câmpus de Porto Nacional da UFT são presenciais, com aulas no período integral, e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)