A Ciência Social estuda a sociedade humana e as interações entre indivíduos, grupos e instituições. Por meio de métodos de investigação empírica e teórica, buscam também compreender os padrões de comportamento social, as estruturas sociais, as instituições e os processos sociais que moldam a vida em sociedade. Essa área de estudo oferece uma análise crítica das relações de poder, das desigualdades sociais, das transformações culturais e das dinâmicas políticas, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da complexidade humana e para a busca por soluções para os desafios enfrentados pelas sociedades contemporâneas.
O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais prepara os/as graduados/as para trabalhar em instituições de pesquisa, órgãos governamentais, organizações não governamentais, empresas privadas e no setor educacional. Eles podem atuar como pesquisadores, analistas sociais, consultores, professores, assessores políticos, gestores públicos, entre outros. Além disso, podem contribuir para a formulação de políticas públicas, realizar pesquisas de mercado, desenvolver projetos sociais, promover a inclusão social e cultural, e atuar no planejamento e gestão de projetos comunitários.
É importante que os interessados no Curso de Ciências Sociais possuam interesse pela compreensão das dinâmicas sociais e pelos desafios enfrentados pelas sociedades contemporâneas. Boas habilidades de pesquisa, análise crítica e interpretação de dados são essenciais para realizar estudos e pesquisas sociais rigorosas. Além disso, ter habilidades de comunicação, diálogo e empatia para lidar com diferentes grupos e realidades sociais, acaba sendo sempre importante. Capacidade de trabalho em equipe, flexibilidade e pensamento analítico também são características valorizadas nessa área.
O Curso de Graduação em Ciências Sociais do Câmpus de Porto Nacional foi iniciado mediante ao Câmpus de Tocantinópolis, pioneiro no Estado do Tocantins na implantação do Curso de Ciências Sociais, criado como parte da Fundação Universidade do Tocantins em 1990 (UNITINS). Depois que a área foi incorporada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2003, se iniciou a discussão para a implementação dessa formação no Câmpus de Porto Nacional, logo aprovada no ano de 2014. Diante desse contexto, o graduando se formará através de uma educação baseada na pluralidade étnica e cultural do estado do Tocantins e da região amazônica, para assim reconhecer a realidade social de forma crítica pautada em princípios antropológicos, sociológicos e políticos.
O Curso de Bacharelado em Cîências Sociais do Câmpus de Porto Nacional da UFT, é presencial, com aulas no período noturno, e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.