A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua visual-espacial utilizada pela comunidade surda no Brasil. Reconhecida como língua de sinais nacional desde 2002, a Libras é uma língua natural e com estrutura léxico-gramatical própria. Sua estrutura é completa e complexa, capaz de expressar ideias, sentimentos e conceitos abstratos através de sinais manuais, expressões não manuais e uso produtivo do espaço de sinalização. No contexto acadêmico, a Libras é objeto de estudo da Linguística de Línguas de Sinais, que investiga sua estrutura e funcionamento em diferentes níveis de análise e seu uso nas diferentes comunidades surdas brasileiras. Além disso, os Estudos Surdos desenvolvem reflexões sobre o ser surdo em uma perspectiva cultural e identitária, em suas diferentes manifestações, incluindo a Arte e a Literatura Surda. A Libras é fundamental para o desenvolvimento linguístico, cultural, social, educacional e cognitivo dos surdos e para a promoção da inclusão e acessibilidade.
A Graduação em Letras - Libras oferece diversas áreas de atuação para os/as graduados/as. Por se tratar de uma Licenciatura, o enfoque dessa formação está na docência, com a possibilidade de atuação nas Séries Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O professor da disciplina de Libras é habilitado para ensiná-la como primeira língua para surdos, no contexto da modalidade de Educação Bilíngue de Surdos, e como segunda língua para ouvintes (não surdos), no ensino regular.
A formação de professores de libras perpassa pela formação de professores de línguas e, mais especificamente, pela formação acerca da diferença surda inerente às comunidades de línguas de sinais, o que abrange reflexões sobre formas específicas de ser, de saber, de produzir conhecimento e de se posicionar o mundo dos surdos brasileiros. Para ingressar nessa área, ter uma postura ética, respeito à diversidade cultural e comprometimento com a cultura surda fazem parte das premissas necessárias para o futuro profissional.
O Curso de Licenciatura em Letras - Libras do Câmpus de Porto Nacional, nasceu a partir do incentivo do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, lançado no dia 17 de novembro de 2011 (Decreto Nº 7.612), com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações em benefício das pessoas com deficiência. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovado em 2014. sendo atualizado em 2018, possibilitando uma formação mais dinâmica e eficiente aos discentes. Nessa nova grade curricular, a presença dos estágios supervisionados é notável, no qual os estudantes aprendem de forma prática a atuação profissional dentro do contexto tocantinense, além disso as atividades complementares compreendem uma grande gama cultural, extensiva e democratizada, que possibilitam aberturas e maior facilidade de difusão ideológica na futura área de atuação.
O Curso de Licenciatura em Letras - Libras do Câmpus de Porto Nacional da UFT é presencial, com aulas no período matutino, e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.