As Relações Internacionais são um campo de estudo e prática que se concentra nas interações entre diferentes atores globais, como países, organizações internacionais, empresas multinacionais e sociedade civil, e como essas relações moldam a dinâmica mundial. As pessoas formadas nessa área exploram temas como política, economia, cultura, direitos humanos e sustentabilidade, assim como coompreendem fenômenos mundiais e enfrentam os desafios do mundo contemporâneo.
Nas Relações Internacionais, os profissionais estão preparados para atuar em diferentes setores, como diplomacia, organizações internacionais, empresas multinacionais, consultoria em comércio exterior, agências governamentais, ONGs e mídia. Além disso, a formação sólida em análise política e econômica proporcionada pelo curso também abre portas para carreiras em pesquisa acadêmica e docência.
Para ser um profissional de Relações Internacionais, é indispen´savel possuir interesse pelas dinâmicas globais e habilidades de comunicação eficaz, tanto escrita quanto oral. A capacidade de compreender e valorizar a diversidade cultural e os diferentes pontos de vista também são essenciais para interpretar eventos internacionais.
Na UFT, o Curso de Graduação em Relações Internacionais foi implantado em 2013 no Câmpus de Porto Nacional. Por ser um estado de formação multicultural, o Tocantins precisava de incentivo político-econômico para fortalecer a identidade do seu povo. No curso são ofertados grupos de pesquisa sobre meio ambiente e Amazônia, Direitos Humanos, Política Externa, Mundo do Trabalho, Geografia, Fronteiras, Línguas, Globalização, Comércio Exterior, dentre outros. Além disso, os alunos e alunas podem participar de atividades de ensino voltado à simulação de Organizações Internacionais. Em 2023, seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) tornou a sua estrutura curricular mais dinâmica e com mais possibilidades para os estudantes.
O Curso de Graduação em Relações Internacionais do Câmpus de Porto Nacional da UFT é presencial, com aulas no período matutino e vespertino, e duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2022)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.