Atenção!
Processos Seletivos
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (PPGBec/UFT) realiza processos seletivos anuais para ingresso no curso de mestrado, com editais publicados geralmente nos meses de outubro e novembro. O programa oferece cerca de 19 vagas, sendo uma vaga por professor orientador do PPG.
A seleção para alunos regulares é composta por duas etapas: análise de pré-projeto e entrevista (eliminatória), e análise de currículo (classificatória). Os candidatos devem apresentar um pré-projeto que inclua a linha de pesquisa pretendida (Biologia e Diversidade, Conservação e Manejo, ou Ecologia de Populações e Comunidades), título do projeto, objetivo geral, objetivos específicos, e material e métodos. O pré-projeto deve ter no máximo uma página escrita com fonte Arial tamanho 12.
Os candidatos aprovados devem comprovar suficiência em língua inglesa expedido nos últimos dois anos no ato da matrícula. São aceitos certificados ou declarações de várias instituições, incluindo o Centro de Idiomas da UFT, TOEFL, IELTS, MTELP e outros, com pontuações mínimas especificadas nos editais.
O PPGBec oferece ingresso na modalidade de "aluno especial", mediante seleção por análise curricular, com editais publicados geralmente em fevereiro e agosto.
Outras Oportunidades
O programa realiza processos seletivos para pós-doutorado e bolsas de estudo de forma eventual, dependendo da disponibilidade de bolsas, com seleção baseada em projeto, entrevista e análise de currículo.
O credenciamento de professores ocorre no início de cada quadriênio de avaliação Capes, por meio de análise de currículo.
