Atenção!
Processos Seletivos
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (PPGLetras/UFT) realiza processos seletivos anuais para ingresso no curso de mestrado. Os editais são publicados geralmente no mês de fevereiro, com uma média de 50 a 60 vagas por período, a depender da capacidade do corpo docente. As vagas são distribuídas entre os orientadores e as linhas de pesquisa.
A seleção para alunos regulares ocorre por meio de cinco etapas:
- Prova Específica de Conhecimento, eliminatória e classificatória, com peso 4;
- Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, classificatória, sem peso;
- Entrevista, eliminatória e classificatória, com peso 3;
- Análise do Projeto, eliminatória e classificatória, com peso 2;
- Análise de Currículo, classificatória, com peso 1.
É necessário apresentar um anteprojeto de pesquisa na seleção, seguindo o modelo disponibilizado no edital. O programa exige proficiência em língua estrangeira, aceitando alemão, espanhol, francês e inglês, além de português para indígenas, estrangeiros e pessoas surdas.
Atualmente, o PPGLetras oferta vagas para a modalidade de "aluno especial", sempre que houver vagas remanescentes nas turmas ofertadas, por meio de edital específico.
Outras Oportunidades
Além do ingresso como aluno regular, o PPGLetras realiza processos seletivos para pós-doutorado voluntário.
O programa também adota políticas de ações afirmativas, reservando vagas para indígenas, quilombolas, pessoas pretas e pardas e pessoas surdas.
O candidato deverá se inscrever nas vagas oferecidas em apenas uma área de concentração e uma linha de pesquisa, e deverá registrar, em seu projeto de pesquisa, o nome de um orientador da linha em que pretendem ingressar.
