Esse site utiliza cookies
Sobre o Câmpus
O Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins está localizado a 60 km de Palmas, capital do estado. Da sua implantação, em 2003, ao atual momento, o espaço se caracteriza pela harmonia com o ambiente e pela preservação de arborização voltada para a manutenção e inserção de espécies botânicas do Cerrado tocantinense.
No câmpus são ofertados dez cursos de graduação, quatro de pós-graduação strictu sensu e dois cursos de pós-graduação lato sensu. No nível de graduação são os bacharelados em Ciências Sociais, Relações Internacionais, Ciências Biológicas e Geografia, e as licenciaturas em História, Letras-Libras, Letras (habilitações em Português e Inglês), Geografia e Ciências Biológicas. Na pós-graduação, os programas stricto sensu em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec), Geografia (PPGG), História das Populações Amazônicas (PPGHispam) e Letras (PPGLetras) ofertam cursos de mestrado. Já os programas de "Documentação Audiovisual" e "Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação" ofertam cursos de especialização.
O Câmpus de Porto Nacional oferta ainda os cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Música e Química na modalidade Educação a Distância (EaD), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A partir do envolvimento da comunidade acadêmica na elaboração do Planejamento Estratégico do Câmpus (2014-2022), foram definidas a missão, visão e valores expressas a seguir:
Missão do Câmpus de Porto Nacional
Gerar, promover e sistematizar o conhecimento científico público, socialmente referenciado, através de ensino, pesquisa e extensão para a formação de cidadãos críticos, autônomos, orientados por princípios éticos e humanísticos, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e com a superação de desigualdades.
Visão do Câmpus de Porto Nacional
Consolidar-se como um Câmpus inclusivo promovendo uma educação superior de qualidade com compromisso social.
Valores do Câmpus de Porto Nacional
- Respeito à vida e à diversidade como princípios norteadores;
- Transparência administrativa;
- Autonomia universitária;
- Comprometimento com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão;
- Respeito e comprometimento com as comunidades;
- Desenvolvimento sustentável;
- Equidade e justiça social;
- Democracia;
- Promoção e respeito ao pensamento crítico;
- Valorização da ciência;
- Formação ético-política.