Atenção!
Explorando história, cultura e arte em Porto Nacional
Nas minhas atividades de ensino não hesito em oportunizar aos acadêmicos viagens, sejam elas curtas ou longas, para que assim possam desfrutar do novo, do até então desconhecido ou do pouco conhecido.
No dia 19 de fevereiro de 2025, nos deslocamos até Porto Nacional. Mesmo já conhecendo a cidade, pois lá morei por 18 meses quando cheguei no Tocantins em 2004. Cheguei entusiasmada, acompanhada de oito acadêmicas que cursavam a atividade integrante História, Arte e Ensino. Para todas elas, tudo o que era novo, desconhecido, até o fim da tarde passou a ser história.
No período da manhã, nossa aula-campo seguiu o Roteiro Geoturístico do Centro Histórico de Porto Nacional, um projeto de extensão universitária promovido pelo Núcleo de Estudos e das Cidades, coordenado pela professora Rosane Balsan. A acadêmica de Geografia Mayane Dias nos acompanhou nesse passeio, que incluiu a Praça Nossa Senhora das Mercês, a Catedral Nossa Senhora das Mercês; o antigo Caetanato, que hoje abriga a Secretaria da Cultura; o Seminário São José e vários casarões e ruas que contam a história centenária da cidade.
Quando ainda nas escadarias do antigo Caetanato, fomos surpreendidas pela presença de Dona Tatá que, empolgada, nos presenteou com uma verdadeira aula de história. Seu modo encantador de contar e cantar pitorescos e genuínos detalhes da centenária cidade, da cultura carnavalesca e da tradição religiosa do seu povo, nos fe(a)z querer permanecer...
No período da tarde, visitamos o Câmpus da UFT, mas antes da visita, enquanto descansávamos do almoço, na confortável biblioteca do Câmpus, uma acadêmica destacou que "Porto Nacional é um lugar onde a rica história e a beleza natural do Tocantins realmente se encontram. Passear por suas ruas é uma viagem no tempo e revela surpresas a cada passo".
Em seguida, fomos acompanhados pela servidora Edileuza Martins para conhecer três importantes laboratórios. Na coleção de Paleontologia, fomos acompanhados pelo acadêmico Antônio Bezerra que tratou das atividades de proteção e preservação dos sítios geológicos e fossilíferos do estado do Tocantins. No laboratório de Pesquisa em Arqueologia e Patrimônio Cultural Tocantinense, fomos acompanhados pelo professor Marcos Aurélio Zimmermann, que nos proporcionou uma aula sobre as diferentes pesquisas já realizadas e em andamento, que visam compreender as relações entre a cultura material e o modo de vida de diferentes sociedades humanas, dando destaque às descobertas sobre os povos indígenas. No Herbário do Tocantins, acompanhados do técnico Davi Chagas, conhecemos a diversidade da flora regional, as formas de coleta e de preparo dos materiais para o acervo que apresenta em torno de 12 mil exemplares. Constitui-se num espaço que armazena vegetais coletados, em especial, de áreas do cerrado, da planície do Araguaia e de fragmentos florestais que foram extintos pela ação humana como a agropecuária.
Cada espaço visitado fortaleceu a conexão entre conhecimento teórico e vivências práticas, tornando o aprendizado mais significativo e inspirador. Representou uma oportunidade de as acadêmicas conhecerem a cidade e o Câmpus da UFT na cidade de Porto Nacional, assim ampliar os conhecimentos científicos, culturais e artísticos, fundamentais no processo de formação acadêmica. A visita a estes espaços constitui-se num direito dos estudantes que a Universidade precisa continuar oportunizando e oferecendo. Agradecemos a todos os envolvidos nessa aula campo, e ao motorista Sr. Damião, sempre prestativo.
Conforme as diretrizes estabelecidas, os textos publicados na seção Ponto de Vista do Portal UFT são de responsabilidade de seus autores e autoras. As opiniões expressas nestes artigos são pessoais e não refletem, necessariamente, o posicionamento institucional da Universidade.
Sobre a autora
Rosemeri Birck é doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" da Unesp; professora associada da UFT, Câmpus de Miracema, no curso de Pedagogia. Desenvolve pesquisas na área de Arte, Educação e Formação Docente vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório das Artes. E-mail: rosebirck@uft.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1272280226320225. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2133-9316.
Leia mais
