O Bacharelado em Administração Pública é um curso que forma profissionais capacitados para atuar na gestão e administração de serviços e políticas públicas. Esse campo de estudo aborda o funcionamento das organizações governamentais e não governamentais, a elaboração de políticas e a prestação de serviços voltados ao interesse público. No curso, os estudantes desenvolvem uma compreensão abrangente dos desafios e práticas da administração pública, utilizando conhecimentos interdisciplinares para uma atuação eficiente no setor público.
Os profissionais formados em Administração Pública podem trabalhar em áreas, como gestão de recursos humanos, planejamento estratégico, políticas públicas, gestão financeira e consultoria governamental. Com o aumento da complexidade dos serviços públicos e a crescente demanda por eficiência e transparência, os administradores públicos desempenham um papel crucial no fortalecimento das instituições e na promoção de uma gestão pública mais eficaz e responsável.
Para ingressar na área, é essencial que o estudante tenha habilidades como liderança, pensamento analítico, capacidade de resolução de problemas e interesse por questões sociais e políticas. Além disso, características como ética, responsabilidade social e comprometimento com o serviço público são valorizadas, pois o trabalho do administrador público requer uma visão crítica e uma atuação comprometida com o bem comum e a melhoria das condições de vida da população.
O Curso de Bacharelado em Administração Pública EAD foi criado a partir da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por Universidades Públicas que oferece cursos de Nível Superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. A matriz curricular do curso inclui disciplinas teóricas e práticas que abrangem desde os fundamentos da administração e economia até temas específicos, como políticas públicas, auditoria e gestão ambiental.
O Curso de Bacharelado em Administração Pública é ofertado na modalidade a distância, com duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Araguatins, Araguaína, Arraias, Gurupi e Porto Nacional
Grau:
Bacharelado
Modalidade:
A distância (EaD)
Duração Mínima:
08 semestres (4 anos)
Duração Máxima:
12 semestres (6 anos)
Carga Horária:
3.000 horas-aula
Vagas:
150 vagas por ano
Formas de Ingresso:
Processo Seletivo Complementar (PSC) e Processo Seletivo por Análise Curricular (PSAC). Acompanhe os editais aqui.
Área CNPq:
-
Público-Alvo:
Egressos do Ensino Médio e professores leigos em exercício na rede pública de ensino.
Áreas de atuação dos profissionais formados nesta graduação:
Docência do Ensino Básico. Escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio.
item
documentos
Criação:
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Autorização:
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Reconhecimento:
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Renovação do Reconhecimento:
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indicadores
conceito
Conceito Enade:
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Conceito Preliminar de Curso (CPC):
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Conceito de Curso (CC):
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Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
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Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
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