A Computação é uma área que engloba o estudo, desenvolvimento e aplicação de sistemas de processamento de dados e informações. Ela abrange diversos aspectos, como algoritmos, linguagens de programação, arquitetura de computadores, redes de comunicação e segurança da informação. Essa área permite a criação e o uso de tecnologias e software para solucionar problemas, automatizar tarefas, processar e analisar grandes volumes de dados, além de possibilitar a interação e comunicação entre pessoas e máquinas.
Após concluir a Licenciatura em Computação EAD, os graduados e graduadas têm diversas oportunidades de atuação profissional. Podem trabalhar como professores de informática em escolas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino técnico e profissionalizante, centros de treinamento, empresas de capacitação e consultoria em tecnologia educacional. Além disso, podem atuar na produção de conteúdo educacional, desenvolvimento de recursos tecnológicos para o ensino, coordenação de projetos educacionais, entre outros.
Nessa área, é importante que os estudantes tenham habilidades com tecnologia e incentivo à educação, interesse em acompanhar as transformações digitais e capacidade de adaptação a novas ferramentas e tendências. Além disso, é fundamental ter habilidades de comunicação, didática e mediação pedagógica, para transmitir conhecimentos de forma clara e engajar os futuros alunos no processo de aprendizagem. Conhecimentos prévios em computação, programação, sistemas operacionais e redes são essenciais para desenvolver atividades e projetos no contexto educacional. O compromisso com a formação continuada e a atualização constante também são importantes para acompanhar as mudanças e inovações na área da tecnologia educacional.
O Curso de Licenciatura em Computação da UFT/UAB foi pensado para capacitar e qualificar profissionais para atuarem no exercício da atividade docente na área de computação, acompanhando as evoluções tecnológicas e educacionais. Dessa forma, este projeto foi desenvolvido para a construção de curso que busque atender a demanda regional e nacional por profissionais licenciados em Computação, com uma postura crítica e ética com relação a seu papel na sociedade. O curso busca formar profissionais com caráter interdisciplinar, que possuam uma sólida formação teórica aliada à prática, permitindo-os promover o conhecimento científico e tecnológico da Computação. A formação interdisciplinar está diretamente relacionada ao modelo pedagógico proposto pela Universidade Federal do Tocantins, reforçando uma preparação baseada em conceitos básicos e forte postura científica.
O curso é ofertado na modalidade de ensino a distância e é ministrado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Estão previstos encontros presenciais para: I - avaliações de estudantes; II – estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.
Área CNPq:
Ciências Sociais Aplicadas
Áreas de Atuação:
item
documentos
Criação:
Decreto Estadual nº 392, de 18/10/1996 - DOE de 18/10/1996, p. 5060
Autorização:
Decreto Estadual nº 835, de 01/10/1999 - DOE de 01/11/1999 p. 17689
Reconhecimento:
Decreto Estadual nº 1329, de 17/10/2001 - DOE de 03/01/2002
Renovação do Reconhecimento:
Portaria MEC nº 1320, de 17/07/2006 - DOU nº 136, seção 1, p. 18, de 18/07/2006
Portaria MEC nº 608, de 19/11/2013 - DOU nº225, seção 1, p. 16-17, de 20/11/2013
Portaria MECnº 797 de 26/07/2017 - DOU de 28/07/2017
Portaria MEC nº 209 de 25/06/2020 - DOU de 07/07/2020, S. 1, p. 97
indicadores
conceito
Conceito Enade:
4 (2018)
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
4 (2018)
Conceito de Curso (CC):
4 (2017)
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2018)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)