A Matemática é uma disciplina que estuda as propriedades e relações dos números, formas, estruturas e padrões. Ela envolve o uso de símbolos, operações e regras para descrever e analisar quantidades e suas interações. Essa matéria é fundamental para entender o mundo ao nosso redor, desde a contagem simples até problemas complexos de ciência, tecnologia e engenharia. Ela oferece uma linguagem precisa e universalmente reconhecida para modelar e resolver problemas, permitindo a criação de teorias, provas e métodos que impulsionam a inovação e o avanço em várias áreas do conhecimento.
Com a Licenciatura em Matemática, os graduados e graduadas têm um amplo leque de oportunidades de atuação. Eles/elas podem seguir carreira como professores de matemática nos ensinos fundamental e médio, contribuindo para despertar o interesse e a compreensão dessa disciplina fundamental nos estudantes. Além disso, esses profissionais também estão preparados para atuar em instituições de ensino superior como professores, pesquisadores e desenvolvedores de projetos educacionais.
Para ingressar nessa atividade, é importante que os/as interessados/as tenham afinidade com a matemática e apreciem o raciocínio lógico e abstrato. Capacidade de análise, resolução de problemas e dedução são características importantes para quem deseja seguir nessa área. Além disso, habilidades de comunicação e didática são fundamentais para transmitir o conhecimento matemático de maneira clara e acessível aos futuros alunos.
O Curso de Licenciatura em Matemática a EAD foi criado a partir da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por Universidades Públicas que oferece cursos de Nível Superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. A discussão partiu da necessidade de formação de professores no campo da Matemática, visto que, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação e Cultura esta é uma das áreas de maior carência em nosso Estado. O curso será oferecido baseado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática na modalidade EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que cederá à Universidade Federal do Tocantins a matriz do material didático do curso, ficando sob a responsabilidade desta instituição a adequação do material à realidade local, a reprodução do mesmo e a oferta do curso. Além disso, convém mencionar a economia de recursos humanos e materiais na elaboração dos fascículos e da multimídia com a utilização do material já desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande Norte. O objetivo é formar docentes de forma eficaz, específica e de qualidade para proporcionar mudanças de cunho educacional.
O Curso de Licenciatura em Matemática EAD da UFT é presencial, com aulas no período ... e ..., e com duração mínima de ... semestres (... anos).
Ananás, Araguacema, Araguaína, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Lagoa da Confusão, Mateiros, Miracema do Tocantins, Nova Olinda, Palmas, Palmeirópolis
Grau:
Licenciatura
Modalidade:
EaD
Duração Mínima:
-
Duração Máxima:
-
Carga Horária:
2820 horas-aula
Vagas:
330 vagas por ano
Formas de Ingresso:
Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.
Área CNPq:
-
Público-Alvo:
Egressos do Ensino Médio e professores leigos em exercício na rede pública de ensino.
Áreas de Atuação:
Docência do Ensino Básico. Escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio.
item
documentos
Criação:
Decreto Estadual nº 392, de 18/10/1996 - DOE de 18/10/1996, p. 5060
Autorização:
Decreto Estadual nº 835, de 01/10/1999 - DOE de 01/11/1999 p. 17689
Reconhecimento:
Decreto Estadual nº 1329, de 17/10/2001 - DOE de 03/01/2002
Renovação do Reconhecimento:
Portaria MEC nº 1320, de 17/07/2006 - DOU nº 136, seção 1, p. 18, de 18/07/2006
Portaria MEC nº 608, de 19/11/2013 - DOU nº225, seção 1, p. 16-17, de 20/11/2013
Portaria MECnº 797 de 26/07/2017 - DOU de 28/07/2017
Portaria MEC nº 209 de 25/06/2020 - DOU de 07/07/2020, S. 1, p. 97
indicadores
conceito
Conceito Enade:
1 (2021)
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
3 (2021)
Conceito de Curso (CC):
4 (2017)
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2017)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)