O Programa Institucional de Inovação Pedagógica é uma ação ampliada de execução contínua no decorrer do ano. Para a execução do programa, será necessário realizar a seleção dos projetos de inovação pedagógica e, consequentemente, dos coordenadores de inovação pedagógica, em seguida, a seleção dos alunos de pós-graduação para atuarem como tutores em inovação pedagógica, e por fim, fazer a seleção dos alunos de graduação para auxiliarem a equipe como monitores em inovação pedagógica.
Assim, os processos seletivos são realizados nas seguintes etapas:
Seleção de Projetos
Os docentes interessados em participar do programa devem submeter um projeto de inovação pedagógica conforme critérios estabelecidos em edital. Os projetos são analisados por uma Comissão designada pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP).
Seleção de Alunos Tutores de Inovação Pedagógica
Tutores são alunos matriculados nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFT selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) conforme condições e critérios estabelecidos em edital.
Seleção de Alunos Monitores de Inovação Pedagógica
Monitores são alunos matriculados nos cursos de graduação presencial da UFT selecionados pelo Coordenador de Inovação Pedagógica conforme condições e critérios estabelecidos em edital.
Seleção de Alunos Monitorados
Alunos monitorados são alunos matriculados nos cursos de graduação presenciais da UFT selecionados pelo Coordenador de Inovação Pedagógica conforme critérios estabelecidos pela Prograd.