Sistema de irrigação de baixo custo que facilita a produção de alimentos de subsistência. Projeto Mandala. Comunidade Quilombola em Lagoa da Pedra. Arrais. Tocantins. Brasil. Foto: Governo do Estado do Tocantins. Direitos Autorais Governo do Estado do Tocantins e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. 2009.
Pesca submarina, ribeirinhos do Rio Tocantins Brasil. Foto: Fernando Brunno de Oliveira. Livre de direitos autorais. 2023.
Vista aérea de uma grande colônia de Victoria cruziana, a Vitória Régia do Pantanal em uma baía ao lado do rio Cuiabá na região de Barão de Melgaço-MT. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mário Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Berçário de espécies piscícolas na Terra Indígena Utiariti. Mato Grosso (Brasil). Foto: Heber Grácio. Livre de direitos autorais. 2019.
Vista da flor de Victoria cruziana, a Vitória Régia do Pantanal, Pantanal de Cáceres-MT. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mário Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Vista aérea de campos inundados na beira de um rio pantaneiro, Pantanal de Corumbá-MS. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Livre de direitos autorais. ND.
Festival Hetohoky da etnia Karajá, transição da infância para a idade adulta dos meninos indígenas da comunidade. Como parte do ritual, os meninos aprendem a caçar, pescar e valorizar os recursos naturais dos quais a aldeia tira o sustento da família. Ilha do Bananal (Tocantins). Brasil. Foto: Heber Grácio. Livre de direitos autorais. 2013.
Desmatamento às margens de um afluente do Rio Xingu (Brasil). Foto: Heber Grácio. Livre de direitos autorais. 2014.
Criança Karajá com enfeites de penas. As penas coloridas dos cocares e saias de palha de buriti e as pinturas extraídas do urucum e do genipapo representam a alegria durante o ritual - Ilha do Bananal (Tocantins). Brasil. Foto: Héber Grácio. Livre de direitos autorais. 2013.
Aruanã, espírito do mundo subaquático, de onde veio o povo Karajá - Ilha do Bananal (Tocantins). Brasil. Foto: Heber Grácio. Livre de direitos autorais. 2013.
Turistas observam uma colônia de Vitória-Regia (Victoria cruziana) do Pantanal, em uma baía do rio Paraguai. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mario Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Diversos aspectos do aproveitamento do exuberante Rio Guaporé na região de Vila Bela, apesar do crescente interesse pelo turismo e pelas atividades de conservação ambiental, o agronegócio praticamente tomou conta de todas as terras da região, causando uma devastação ambiental sem precedentes e ameaçando o estilo de vida das pessoas. populações tradicionais e este importante rio Amazonas. Rio Guaporé em Vila Bela da Santíssima Trindade MT. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mario Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Vista aérea de um barraco de palha construído em uma depressão, provavelmente utilizado para armazenar sal para o gado, completamente alagado em plena região da Lagoa do Chacororé em Barão de Melgaço-MT. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mario Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Vista impressionante da Baía de Chacororé repleta de água e vegetação aquática e um pequeno rebanho de gado seguindo uma trilha em busca de uma área mais seca, Barão de Melgaço-MT. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mario Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Canoa tronco com motor de popa utilizada para atividades pesqueiras - Ilha do Bananal (Povo Karajá). Brasil. Foto: Heber Grácio. Livre de direitos autorais. 2013.
Pescador com sua canoa na Comunidade Barra do São Lourenço, do outro lado do Rio Paraguai, Morro Pão-de-açúcar na Serra do Amolar, Corumbá-MS. Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mario Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.
Pesca no Rio Araguaia – Povo Karajá. Brasil. Foto: Heber Grácio. Livre de direitos autorais. 2013.
Vista aérea do gado sendo retirado do campo alagado e levado para áreas de pastagem mais altas, Pantanal de Corumbá-MS Brasil. Foto: Mário Friedlander. Copyright Mario Friedlander e Museu da Água da Universidade Federal do Tocantins. ND.