Esse site utiliza cookies
2ª edição do Workshop Integrado de Governança e Gestão Pública ocorre nesta terça-feira, 3
Estimulando a difusão das pesquisas produzidas no meio acadêmico, no dia 3 de dezembro de 2024, entre às 8h30 e 17h, será realizada a 2ª edição do Workshop Integrado de Governança e Gestão Pública, no auditório do Prédio da Reitoria, Câmpus Palmas. Contando com cinco palestras mediadas por profissionais mestres e doutores na área, o evento é organizado por professores e alunos do Observatório de Governança e Desenvolvimento Regional, laboratório que tem como objetivo incentivar a pesquisa e extensão, da Universidade Federal do Tocantins.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), André Luiz Matos, é o responsável pela abertura do evento. Em seguida, o auditor do TCE João Paulo Landin Macedo discorrerá sobre “Controle e paralisia decisória na gestão das políticas públicas”; Landin abordará sobre a necessidade de aprimorar os processos de decisões assertivas na gestão pública. Além deles, os egressos Jéssica Porto Mônaco, Rolf Costa Vidal, Josilene dos Santos Rodrigues e Erisvaldo de Oliveira Alves apresentarão suas dissertações defendidas dentro do Programa de Mestrado e de Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR).
Criado pela professora do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, Ana Lúcia de Medeiros, a ideia do Workshop surgiu após orientações de pesquisas na área de Governança de Gestão Pública. Trabalhadas sobre o aspecto regional, com estudos aplicados a casos do Tocantins ou de secretarias municipais, segundo a professora, este encontro busca fazer contato com os gestores públicos estaduais e municipais e trazer o olhar deles para estas produções. “O nosso foco é atrair os prefeitos, e agora, neste evento em especial, por ser realizado no final do ano, queremos atrair os prefeitos recém-eleitos, que vão começar a governar no ano que vem.”, disse ela.
E, para Ana Lúcia, comentando sobre as pesquisas que serão apresentadas durante o Workshop, elas podem colaborar com a melhoria da gestão pública: “Nós sabemos que a governança é fundamental para melhorar a gestão e, consequentemente, para melhorar as instituições. Quando olhamos para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de 2030, dos 17 objetivos, tem um lá que fala claramente de justiça, paz e por instituições eficazes. Por isso criamos um observatório de governança e desenvolvimento regional e realizamos eventos como esse, é exatamente para contribuir com a melhoria das instituições no estado Tocantins.”, finalizou.
Confira a programação completa:
08h00: Credenciamento
08h30: Abertura com o presidente do TCE: Dr. André Luiz Matos
09h00: Palestra 1: Controle e paralisia decisória na gestão das políticas públicas
Palestrante: João Paulo Landin Macedo
Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UFG, com especialização em combate à corrupção pela ESMAT/TO, atua como Auditor de Controle Externo no TCE/TO.
09h40: Governança Orçamentária de Municípios do Tocantins
Palestrante: Jéssica Porto Mônaco
Economista e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. É servidora efetiva da UFT.
Café: 10h10 – 10h20
10h30: A Governança pública e os municípios tocantinenses: um comando constitucional para políticas públicas efetivas, eficazes e eficientes
Palestrante: Rolf Costa Vidal
Advogado e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins.
11h10: Discussões
14h15: Compliance nas aquisições públicas: um estudo de caso da Secretaria de Saúde do Tocantins
Palestrante: Josilene dos Santos Rodrigues
Administradora e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. É servidora efetiva do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
15h00: A política das brigadas municipais no Tocantins frente às mudanças climáticas
Palestrante: Erisvaldo de Oliveira Alves
Economista, mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT e doutorando do Programa em desenvolvimento Regional da UFT. É oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins.
16h30: Discussões e avaliação do evento
17h00: Encerramento