Atenção!
A espera acabou: está no ar o novo Portal UFT
Após mais de um ano de desenvolvimento, finalmente chegou o grande dia! O tão aguardado novo Portal da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está no ar e será apresentado oficialmente à comunidade acadêmica durante sessão extraordinária do Consuni nesta quinta-feira (16). Prepare-se para uma experiência totalmente renovada e aprimorada de navegação e acesso às informações da nossa Instituição. Junte-se a nós enquanto mergulhamos nas principais características e diferenciais deste novo ambiente virtual:
O endereço ww2.uft.edu.br pertence ao passado! Agora, o www.uft.edu.br será o novo caminho digital para acessar a UFT. Diga adeus ao antigo e dê as boas-vindas ao novo! O endereço provisório que vinha sendo utilizado para homologação das páginas (portal.uft.edu.br) também deixa de ser utilizado. Na rede de Internet externa aos câmpus de UFT, até quarta-feira (15) os acessos poderão oscilar entre o antigo site (ww2.uft.edu.br) e o novo.
Algumas características são marcantes neste novo Portal. A integração e o volume de informações são exemplos disso: com cerca de 6 mil páginas de conteúdo, o novo Portal engloba um grande conjunto de sites. Todos os cursos de graduação, programas de pós-graduação e setores macroadministrativos já têm o seu próprio ambiente virtual, assim como laboratórios, programas, projetos e muito mais. Esse grande volume de dados foi todo estruturado de forma integrada e organizado por temas, de forma a facilitar a experiência dos usuários, a atualização e manutenção das páginas. Além disso, essa estruturação levou em consideração as demandas de qualidade e transparência, e os critérios de avaliação de cursos e da Instituição adotados pelo MEC, pela Capes e por outros órgãos de controle. Com isso, a expectativa é que o novo Portal gere impacto positivo nos próximos ciclos avaliativos.
A padronização e adaptabilidade são outros pontos de destaque. O novo Portal foi criado com base no padrão de sites do Governo Federal, garantindo uma experiência digital unificada aos usuários, com mais responsividade e acessibilidade. Na prática, isso significa que o site vai funcionar melhor nas diferentes telas – no notebook, desktop ou smartphone – e diferentes navegadores, e também vai poder ser mais facilmente “lido” por qualquer pessoa, inclusive pessoas com deficiência ou necessidades especiais que utilizam softwares específicos para navegação na Internet. Por outro lado, ele foi desenvolvido na UFT para se adaptar às diversas demandas da Universidade, e pode ser personalizado, dentro dos limites das diretrizes estabelecidas, para melhor atender as diferentes necessidades. Além disso, gradativamente a Sucom irá conduzir um processo de descentralização da gestão das páginas, com capacitações e tutoriais que irão possibilitar aos setores acadêmicos e administrativos mais dinamismo, flexibilidade e autonomia para atualização dos seus conteúdos na Internet.
Gerenciado na plataforma Plone, o novo Portal tem uma interface simples e intuitiva, mas com inúmeros recursos que tanto facilitam a gestão dos conteúdos quanto oferecem diversas possibilidades para proporcionar uma melhor experiência digital.
Por trás da inovação tecnológica que é visível em termos de design e estrutura, foram feitas melhorias em SEO e infraestrutura. O novo site vai funcionar em uma nova estrutura de hardware recém-adquirida pela Protic, que deve garantir mais velocidade de navegação e acabar com as instabilidades do sistema que vinham sendo recorrentes nos últimos meses por causa da infraestrutura obsoleta. Além disso, todas as páginas do novo site foram estrategicamente estruturadas para serem mais facilmente encontradas pelos mecanismos de busca online, como o Google, o que significa que a UFT terá uma presença mais relevante na Internet.
Trabalho em equipe já apresenta resultados
O novo Portal de Informações foi desenvolvido por uma equipe interna multidisciplinar da Superintendência de Comunicação (Sucom) e da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) com atuação nas áreas de Arquitetura de Dados, Projeto de Usabilidade e Experiência do Usuário, Desenvolvimento de Sistemas, Projeto de Infraestrutura Digital e Análise de Privacidade e Segurança da Informação.
No início do projeto foi realizada uma capacitação dos servidores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação que incluiu a mentoria de um profissional responsável pelo treinamento da equipe do Serpro, organização que criou, mantém e atualiza o atual design system do Governo Federal. O novo formato permite que haja planos de integração futura com outros sistemas institucionais, visando consolidar o Portal como a principal canal de acesso às informações da Universidade.
O superintendetende de comunicação da UFT, Kleber Abreu, explica que o novo site trata-se de uma inovação incremental que a Protic e a Sucom estão entregando para a Universidade, na medida em que a nova solução possibilita um processo de navegação mais dinâmico e interativo: “Vale lembrar que a estruturação dessa solução se deu a partir de uma demanda da Universidade que pôde ser claramente identificada nos nossos principais documentos institucionais, de avaliação e planejamento, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA)”.
Segundo Bianca Zanella, jornalista da Sucom que integra a equipe multidisciplinar e esteve à frente da estruturação e implantação dos conteúdos do novo site da UFT, o projeto do novo Portal surgiu num contexto de defasagens tecnológicas que afetavam o antigo. Ela explica que tanto a parte de hardware quanto a parte de software apresentavam deficiências, além do fato da plataforma utilizada anteriormente para gestão dos conteúdos ter sido descontinuada. Essas lacunas impactavam não só a performance do site, mas também limitavam as possibilidades de atualização e dinamicidade. Ao descrever as melhorias do novo Portal, ela destaca a maior integração dos conteúdos. “Essa mudança é especialmente significativa porque essa nova versão do Portal UFT é centrada em serviços e temas, em contraste com a versão anterior, que era segmentada e baseada no organograma da Universidade”. Segundo a jornalista responsável, isso simplifica significativamente a forma de atualização e a localização das informações, algo que há muito tempo é ponto de queixas recorrentes por parte dos usuários.
Ary Henrique Morais, pró-reitor de Tecnologia, Informação e Comunicação da UFT, destaca ainda os desafios enfrentados pela equipe durante a curva de aprendizado da nova tecnologia, bem como a necessidade de manter o antigo portal operacional durante o processo de desenvolvimento. Morais acrescenta que, além da atualização tecnológica necessária, o lançamento do novo Portal busca atender aos princípios de transparência, acessibilidade e integração, em sintonia com as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (LAI) e iniciativas governamentais como a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA): “O objetivo central é consolidar o Portal como a principal plataforma de comunicação e compartilhamento de informações institucionais, fornecendo acesso amplo e fácil a dados, documentos e serviços da UFT para toda a comunidade”.
Em testes preliminares realizados, o novo Portal UFT apresentou excelentes resultados de performance, acessibilidade e responsividade, inclusive melhores que os sites de diversas universidades considerados modelos e sites do Governo Federal.
Melhoria contínua
O novo Portal UFT será apresentado ao vivo à comunidade universitária na reunião do Consuni que será realizada na tarde de quinta-feira (16), a partir das 14h30, via web conferência.
Após o lançamento, as equipes responsáveis pela infraestrutura e desenvolvimento do novo Portal vão continuar acompanhando de perto o site para correção de eventuais problemas operacionais. Além disso, a Sucom vai seguir com o trabalho de inclusão, correção e atualização de informações nas novas páginas dos cursos e setores, conforme os dados que estão sendo passados pelas coordenações, pró-reitorias e diretorias, enquanto paralelamente trabalha para conceder os acessos e as capacitações necessárias para a descentralização da gestão de conteúdos, incluindo a possibilidade de publicação de comunicados nas páginas dos setores, por exemplo. Não há ainda um prazo definido para isso acontecer, mas os setores podem aguardar novidades em breve.
Conforme Bianca, o novo Portal continua em desenvolvimento: “nós agora estamos entregando o melhor resultado que conseguimos alcançar diante da urgência de substituirmos o antigo Portal que estava defasado e com grandes problemas de funcionamento que já eram conhecidos por toda a comunidade universitária. E fizemos isso com uma equipe que, apesar de extremamente comprometida com esse projeto, é pequena para o tamanho do desafio e precisou aprender muito ao longo do processo na busca de soluções para as diversas questões que o Portal precisa atender em termos de acessibilidade, transparência, responsividade e qualidade. Nós esperamos que as pessoas gostem e agradecemos a todos os setores e servidores que têm contribuído com esse projeto, mas sabemos que ainda há muito a ser feito e que o trabalho de aprimoramento do novo Portal precisa continuar”.
Em caso de problemas técnicos verificados no novo Portal, os usuários devem abrir chamado pelo sistema Atende+ direcionado à Protic (Central de Serviços de TI). Já em casos de problemas relacionados ao conteúdo, como necessidade de correções ou atualizações, ou mesmo para solicitar a criação de novas páginas, as demandas devem ser encaminhadas também pelo Atende+, porém para a Sucom, por meio da Central de Serviços de Comunicação, ou pelo e-mail site@uft.edu.br. Além disso, um formulário específico de avaliação está disponível.
