Esse site utiliza cookies
Acadêmicos e docentes da UFT publicam livro sobre emergências médicas com organização da Lutte
Acadêmicos, residentes e docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se uniram para organizar e publicar um livro de atualizações em emergências médicas, com o apoio da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (Lutte). A obra, que reúne os temas mais frequentes em pronto-socorros do país, será exposta na Livraria Leitura, em Palmas, nos próximos dias. O livro também está disponível gratuitamente na versão digital pela Editora Inovar.
A ideia de organizar o livro surgiu a partir da observação da importância da temática de emergências na saúde e da necessidade de profissionais bem capacitados no manejo de pacientes críticos. Segundo o acadêmico de Medicina da UFT, Lucas Scalia Lacerda Passos, um dos autores, o objetivo foi compilar em um material atualizado os principais tópicos enfrentados em serviços de urgência e emergência. O trabalho foi desenvolvido ao longo de 2023 e 2024, com a participação de diversos estudantes, residentes e professores da UFT.
O livro conta com 11 capítulos que abordam temas essenciais para o dia a dia das emergências médicas, como o manejo de pacientes com traumatismo crânio-encefálico, a interpretação de eletrocardiogramas, o tratamento do choque séptico refratário, a abordagem ao paciente com abdome agudo e o manejo da trombose venosa profunda. Lucas ressalta que todos os capítulos são igualmente relevantes, pois trazem informações valiosas para o manejo de síndromes clínicas com suas devidas particularidades.
Um dos maiores desafios enfrentados na organização foi manter a homogeneidade da obra, uma vez que o livro envolveu um grande grupo de autores. Apesar disso, o esforço conjunto de alunos, professores e residentes da UFT foi fundamental para o sucesso do projeto. "A UFT foi o pilar central para a concretização, visto que tanto a ideia, quanto a execução e finalização do livro partiram desse grupo", afirmou Lucas.
A publicação também desempenha um papel importante na formação dos acadêmicos de Medicina e residentes da UFT. Para Lucas, a produção científica é essencial para a prática médica, pois familiariza os futuros profissionais com o processo de revisão literária e os capacita a interpretar evidências científicas com maior precisão.
Embora o livro não esteja vinculado a uma disciplina específica no curso de Medicina da UFT, os organizadores esperam que a obra possa, futuramente, ser adotada em cursos voltados para emergências médicas. "Ansiamos pela criação de uma disciplina específica para emergências médicas no nosso curso e ficaríamos felizes se nosso livro fosse adotado em sua base bibliográfica", comentou Lucas.
O lançamento oficial do livro ocorreu no Sindicato dos Médicos do Tocantins, em uma cerimônia reservada aos organizadores e autores.
Futuro
Além da versão física disponível na Livraria Leitura, o livro pode ser acessado gratuitamente na versão digital através do site da Editora Inovar. Novos projetos já estão em andamento pela Lutte, incluindo a elaboração de cartilhas educativas sobre primeiros socorros voltadas para a população leiga. Lucas também menciona a possibilidade de uma segunda edição do livro, no futuro.
A Lutte, que recentemente passou por uma renovação em sua Diretoria, continua empenhada em ampliar o impacto de suas atividades tanto na comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral.
Autores
- Ana Carolina Sobota Vasconcelos - Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (2012 - 2017). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2023). Especialista em Enfermagem de Urgência e Emergência pelo Instituto Cultus (2021- 2022). Especialista em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Cultus (2022- 2023). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (GEPESCol/UFT). Colaboradora da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (UFT). Socorrista pelo curso PHTLS. Enfermeira da Organização de Procura de Órgãos na Secretaria de Saúde do Tocantins e Docente no curso de Medicina.
- João Pedro Cotrim Rodrigues - Acadêmico do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ex-diretor de pesquisa da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (LUTTE).
- Lucas Scalia Lacerda Passos - Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ex-presidente da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (LUTTE) e idealizador do livro da LUTTE de Atualizações em Emergências Médicas.
- Dr. Pedro Manuel Gonzalez Cuellar - Médico pela Universidade de Havana, cirurgião pelo AMB/CBC, membro titular, vice-mestre (2017) e tesoureiro (2023) do Colégio Brasileiro de Cirurgiões cap. Tocantins, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenador do Internato de Urgência e Emergência da UFT e coordenador da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (LUTTE).
- Pedro Nascimento Miranda Freitas - Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ex-vice-presidente da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (LUTTE).