Atenção!
Alunos de Engenharia Civil acompanham obra de pavimentação asfáltica no novo acesso ao Câmpus Palmas
A visita técnica realizada na última terça-feira, (11), nas obras do novo acesso ao Câmpus Palmas, permitiu aos alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT) a oportunidade de acompanhar de perto a execução do serviço. A visita, organizada pelos professores Marcus Vinícius Ribeiro e Janaína Lima, das disciplinas de Mecânica dos Solos e Projetos de Estradas I e II, proporcionou aos estudantes uma experiência prática sobre os diferentes aspectos da construção de um pavimento asfáltico.
Durante a visita, os alunos puderam observar a aplicação da emulsão asfáltica e do agregado, elementos essenciais para a formação do Tratamento Superficial Duplo (TSD), tipo de pavimento utilizado na obra. O professor Marcus Vinícius destacou a importância dessa ação para o aprendizado dos alunos: "Essa atividade nos permitiu levar os alunos para verificar na prática a execução da obra, desde a aplicação da emulsão asfáltica até o controle da taxa de aplicação e a execução do serviço de revestimento de forma geral", explicou.
A experiência visa colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de observação crítica dos diferentes métodos e técnicas utilizados na construção de um pavimento asfáltico. Também contribui para a análise e a resolução de problemas, essenciais para a formação de um engenheiro civil qualificado.
Sobre a obra do novo acesso ao Câmpus Palmas
A obra do novo acesso ao Câmpus Palmas visa melhorar o acesso à universidade e garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários. A obra inclui a pavimentação asfáltica da via, a construção de calçadas e ciclovias, a sinalização horizontal e vertical e a implantação de áreas verdes.
As obras são conduzidas pela Prefeitura Universitária da UFT em parceria com a Coordenação de Infraestrutura do Câmpus de Palmas. O projeto foi desenvolvido com a participação da comunidade acadêmica, órgãos do governo estadual e da Prefeitura de Palmas. A geometria da nova entrada foi definida com base em estudos técnicos e análises de dados.
