Esse site utiliza cookies
Auditor da UFT participa de importantes encontros nacionais sobre controle interno, em Brasília
Nos dias 20 e 21 de agosto de 2024, o auditor Dilson Pereira dos Santos Júnior, chefe da Auditoria Interna (Audin) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou de dois eventos de grande relevância para o controle interno no Brasil. Como convidado do secretário Federal de Controle, Dilson esteve presente na 24ª Reunião da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI), realizada na sede da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. O evento contou com a presença do ministro da CGU e reuniu representantes das unidades de auditoria interna governamental de todo o país.
Além da reunião da CCCI, Dilson também participou da 14ª Edição do Canal UAIG, evento transmitido ao vivo pelo canal da CGU no YouTube, que promove diálogos com auditorias internas de diversas instituições. Esses encontros são fundamentais para o fortalecimento das práticas de auditoria interna governamental e para o alinhamento das diretrizes de controle interno no âmbito federal.
Contribuição e Reconhecimento
A chefia da Audin da UFT foi indicada pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (UNAMEC) para participar de um grupo de trabalho instituído pela Portaria nº 1.425/2024/CGU. Esse grupo desempenhou um papel crucial na aprovação, pela CCCI, de uma deliberação que estabelece diretrizes para a realização de avaliações de qualidade em auditoria interna governamental, utilizando a ferramenta IA-CM (Internal Audit Capability Model).
O trabalho realizado envolveu um diagnóstico abrangente sobre a situação das unidades de auditoria interna (Audins) em todo o país, focando na aplicação de avaliações internas e externas de qualidade. Após esse diagnóstico, foi realizado um benchmark para levantar modelos colaborativos, resultando na criação de uma proposição inovadora: a Rede de Facilitação e Fomento das Avaliações de Qualidade. Esta rede tem como objetivo promover avaliações de qualidade, propor orientações, facilitar a colaboração e compartilhar boas práticas, além de coordenar ciclos periódicos de avaliações internas e validações externas de qualidade.
Importância para a UFT e o Sistema Federal de Controle
A participação da Audin da UFT em um trabalho de relevância nacional destaca o reconhecimento do potencial da equipe de Auditoria Interna da Universidade em contribuir significativamente para a gestão não apenas no âmbito local, mas também em questões centrais do Sistema Federal de Controle. Este envolvimento reafirma o compromisso da UFT em colaborar com o aprimoramento das práticas de auditoria e controle interno no Brasil, fortalecendo a confiança nas instituições públicas e contribuindo para a transparência e eficiência na administração pública.