Atenção!
Campanha “UFT, parte de mim” é lançada para fortalecer a comunidade acadêmica e valorizar os servidores
Começou! De hoje (28) até o final de outubro, nós vamos juntos falar e refletir sobre acolhimento, respeito, ações de gentileza, valorização de laços e muito mais por meio da campanha "UFT, parte de mim". Esta campanha tem como objetivo principal promover um ambiente de trabalho mais respeitoso e acolhedor entre os servidores, fortalecendo as relações interpessoais na comunidade universitária. A campanha foi lançada na tarde desta quarta-feira, no canal do YouTube da UFT.
Algumas pessoas podem se perguntar, mas por quê uma campanha para reafirmar valores que devem ou deveriam ser intrínsecos nas pessoas? A resposta é simples: é que, às vezes, precisamos ser lembrados e encorajados a sair do automático, da nossa bolha, do nosso mundo e das preocupações individuais - e reais, diga-se de passagem - para notar o outro, ouvi-lo e respeitá-lo ainda que dentro das diferenças. O trabalho é uma parte da nossa vida e também é parte do fato de sermos corresponsáveis por nossas ações e reações. Por isso, “UFT, parte mim” como algo que faz parte da minha vida, do meu ambiente funcional cotidiano. Portanto, é responsabilidade minha contribuir para a harmonia no ambiente de trabalho.
De acordo com a pró-reitora Michelle Trombini Duarte, o principal objetivo da campanha é enfatizar a importância de um clima de trabalho positivo como valor institucional. "Acredito que o impacto no nosso dia a dia será sentido quando uma parte considerável da nossa comunidade acadêmica estiver comprometida com sua autorresponsabilidade na construção do nosso clima interno. Assim, as ações institucionais terão mais engajamento e, consequentemente, mais impacto", afirmou ela.
Desafios e participação
Michelle destacou que um dos maiores desafios na concepção da campanha foi pensar em atividades que conseguissem engajar a comunidade acadêmica e fortalecer o autocompromisso na melhoria de aspectos como transparência, confiança e a criação de um ambiente acolhedor. "O desafio foi alinhar os objetivos institucionais com as necessidades individuais dos servidores, mas estamos confiantes de que a campanha trará resultados positivos", afirmou a pró-reitora.
Um outro ponto enfatizado por Michelle é que, apesar de a campanha ser uma ação de gestão da Universidade, seu sucesso depende diretamente da participação ativa de toda a comunidade. "A campanha foi desenvolvida como uma ação de gestão da Universidade, mas o sucesso dela só pode ser alcançado com a participação da nossa comunidade", destacou.
Uma forma de humanizar a campanha, explica Felipe Leite, design gráfico responsável pela identidade visual da mesma, foi a escolha de trabalhar com personagens reais, contando histórias e vivências que tiveram como cenário o ambiente de trabalho. Além disso, houve todo um cuidado com a escolha de cores e fontes: “Usamos algumas cores da paleta oficial da UFT, mas com tons menos saturados, algo mais suave para dar a sensação de acolhimento. A intenção era criar uma atmosfera convidativa e que transmitisse a mensagem de conexão. Ainda usamos uma família tipográfica mais estreita com texturas, remetendo a algo produzido manualmente, com uma estética mais artesanal. Isso tudo pra que quando as pessoas vejam os materiais e tenham contato com a campanha, se sintam próximas e acolhidas. Geralmente isso dá certo e a mensagem da campanha de valorizar o local de trabalho e identidade coletiva acaba sendo bem reforçada através da Identidade Visual”.
Campanha de respeito e acolhimento, pra quê?
É uma pergunta que talvez você possa se fazer, e tem um propósito, uma origem. A campanha "UFT, parte de mim" foi estruturada com base nos resultados de uma pesquisa interna de mapeamento de clima organizacional. Segundo Michelle, essa pesquisa foi essencial para identificar tanto os pontos fortes quanto as fragilidades da instituição. "Dos 55 itens avaliados, tivemos em média 29 itens considerados positivos, demonstrando uma boa autonomia, capacidade de execução e clareza estratégica. No entanto, precisamos fortalecer aspectos como transparência, confiança e um ambiente acolhedor", detalhou a pró-reitora.
O superintende de Comunicação da UFT, Kleber Abreu, enfatizou que a campanha criada reforça a ideia de que um clima organizacional positivo contribui para a satisfação no trabalho, e, consequentemente, se reflete na produtividade e na qualidade do serviço realizado. “Entendemos que essa campanha pode estimular uma comunicação mais aberta entre a liderança e os servidores, ajudando a criar um espaço onde todos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e preocupações, reforçando assim a cultura organizacional da UFT”, afirmou ele.
Como será a campanha?
A campanha, que se estenderá por nove semanas, abordará diferentes temas, cada um focado em aspectos importantes para o fortalecimento das relações no ambiente de trabalho com diferentes ações. Além disso, toda semana vamos acompanhar no portal da UFT e nas redes sociais uma história com a temática da semana com colaboradores da universidade e o lançamento de um prêmio. Temas e orientações sobre processos disciplinares, assédio, denúncias e a transparência pública também estão comtemplados na programação.
Nas semanas 1 e 2, entre os dias 26 de agosto a 06 de setembro, será abordado o tema “A importância do respeito e acolhimento”. Nas semanas 3 e 4, entre os dias 09 a 20 de setembro, “Valorização das relações interpessoais”, nestas semanas, inclusive, cada câmpus e setor terá o desafio de organizar momentos de interação. Nas semanas 5 e 6, entre os dias 23 de setembro a 04 de outubro, será a vez de tratar “Corrente do Bem e Gentileza”.
Por fim, nas três últimas semanas, entre os dias 7 a 18 de outubro, será o momento de reflexão e comprometimento. O encerramento está previsto para ser realizado com a comemoração do Dia do Servidor e a entrega da Honraria Elo Gentil.
Parcerias
A campanha é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), em parceria com a Superintendência de Comunicação (Sucom), a Coordenação de Procedimentos Disciplinares (Cpad), o Setor de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai) e a Ouvidoria. Cada um desses órgãos desempenhará um papel fundamental na execução e no sucesso das ações planejadas.
Engajamento
A ideia é que "UFT, parte de mim" seja mais do que uma simples campanha; é um convite para que cada servidor se engaje em uma trajetória de transformação, visando construir um ambiente de trabalho onde o respeito, a gentileza e a colaboração sejam pilares que sustentem nossa comunidade universitária.
Pedimos o apoio de todos pois, a melhoria do nosso clima organizacional PARTE DE MIM, DE VOCÊ E DE TODOS NÓS!
