Esse site utiliza cookies
Câmpus de Palmas disponibiliza notebooks para empréstimo na Biblioteca
A Biblioteca do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lançou um serviço para ampliar o acesso digital e fortalecer a produção acadêmica de seus alunos, professores e técnicos. A Biblioteca Professor José Torquato Carolino agora oferece o empréstimo de notebooks para uso exclusivo dentro de suas dependências, com o objetivo de facilitar o acesso às ferramentas digitais necessárias no ambiente acadêmico.
De acordo com o coordenador do setor, o bibliotecário Marcos Felipe Gonçalves Maia, a proposta está alinhada com as melhores práticas de universidades e destacou a importância dessa iniciativa no contexto da "sociedade da informação", onde o acesso a computadores se tornou fundamental para pesquisa e produção científica.
"A proposta é muito rica porque vivemos na sociedade da informação, e hoje em dia um notebook torna-se essencial para colaborar com outros equipamentos de acesso a artigos, livros e vídeos. Além de acessar esses recursos, o notebook que emprestamos permite produzir materiais acadêmicos com mais qualidade. Eu acredito que a UFT está seguindo uma tendência de modernização das bibliotecas, o que é muito positivo", afirma o servidor.
“Observamos que muitos alunos acessam a internet apenas por meio de celulares, o que, embora seja uma solução prática para consumo de informação, sabemos que eles limitam as capacidades de produção de conteúdo acadêmico. Com os notebooks queremos ajudar nossos alunos a produzir, corrigir ou elaborar um trabalho de forma mais cômoda", menciona o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.
Danilo Veras Ferreira, estudante do quarto período de Enfermagem na UFT, afirma ser um usuário frequente dos recursos da Biblioteca e recebeu com entusiasmo a novidade sobre o empréstimo de notebooks. "Achei muito legal ter os notebooks disponíveis. Facilita bastante, especialmente para quem precisa usar o computador para trabalhos e pesquisas. Nem sempre dá para contar só com o celular para fazer tudo, então isso ajuda muito", comenta Danilo.
Funcionamento do serviço
Atualmente, a Biblioteca conta com cinco notebooks disponíveis para empréstimo, que podem ser utilizados por até seis horas consecutivas dentro do prédio. O processo de solicitação é simples, sem burocracia: basta ir ao balcão de atendimento, preencher um termo de responsabilidade e retirar o equipamento. “Se a demanda aumentar, planejamos expandir a quantidade de dispositivos”, explica o diretor.
O público-alvo desse serviço, neste momento, inclui alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores e técnicos com vínculo ativo com a UFT. “Estamos estudando mecanismos para, também, oferecer o serviço à comunidade externa, incluindo usuários de programas de extensão, que passarão a ser contemplados no projeto”, esclarece o bibliotecário.