Esse site utiliza cookies
Câmpus de Palmas lança campanha para preservação de abelhas sem ferrão, na Unidade
O Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciou uma campanha de conscientização para a preservação de abelhas sem ferrão, após a descoberta de um ninho de abelhas nativas em uma árvore próxima ao banheiro e à Sala 1 do Bloco “E”. A iniciativa visa proteger esta espécie raramente encontrada na região, que desempenha um papel crucial na polinização e manutenção da biodiversidade.
De acordo com o professor Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, do Laboratório de Biotecnologia do Câmpus de Palmas (LABIOTEC), as abelhas sem ferrão são inofensivas para pessoas e animais. “Elas também são conhecidas como meliponíneas e não oferecem riscos à segurança no ambiente acadêmico. É oportuno ampliarmos essa conscientização e proteção, para garantir a preservação desse ninho, além de outras ações de proteção”, comenta o docente.
“Somos sensíveis a essas demandas e a campanha reforça a importância de conservar as abelhas nativas, essenciais para o equilíbrio ecológico e a produção de alimentos. A Coordenação de Infraestrutura está ciente e ampliou as orientações aos nossos colaboradores (terceirizados e efetivos) para não procederem nenhuma retirada ou aplicação de veneno nos locais indicados pelo professor e outros que venham a ser descobertos em nosso Câmpus”, explicou o diretor, professor Moisés de Souza Arantes Neto.
Entre as ações, os ninhos receberão placas de identificação e outras medidas de divulgação sobre o assunto, para informar a comunidade acadêmica sobre a presença inofensiva e a importância das abelhas nas estruturas do Câmpus de Palmas.
Abelha-bico-de-vidro
O ninho em destaque é da Tetragona dorsalis (nome popular: abelha-bico-de-vidro), é uma abelha social da tribo dos meliponíneos. Dentre as abelhas do gênero Tetragona, a dorsalis é a que possui ninho com maior número de membros, por volta de 75 mil abelhas, estando presente nos estados do Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Fonte: Catálogo de Classificação de Abelhas.
Mais informações:
Laboratório de Biotecnologia do Câmpus de Palmas (LABIOTEC)
Telefone: (63) 3229-4510
E-mail: waldessejunior@uft.edu.br
Instagram: @beetech.uft