Esse site utiliza cookies
Candidatos têm somente até esta terça-feira (19) para pagar inscrições do Exato
Esta terça-feira (19) é o último dia para que os interessados em participar do Exato 2024 efetuem o pagamento da taxa de inscrição e assegurem sua participação no novo Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. Também nesta terça-feira, termina o prazo para que os candidatos com deficiências diversas, que estejam gestantes ou lactantes, ou que tenham outras condições específicas cumpram os procedimentos previstos no edital de abertura para solicitação de atendimento especial na aplicação da prova.
O boleto para pagamento é gerado no ato das inscrições, realizadas até esta segunda-feira (18) exclusivamente via internet. Quem já fez a inscrição e perdeu o boleto, pode reimprimi-lo ou salva-lo novamente acessando o sistema.
Nenhuma outra forma de pagamento que não seja mediante o código de barras do boleto gerado é aceita ou válida, como transferência, PIX, depósito bancário ou agendamento.
Se o participante cometeu algum erro no preenchimento de dados e fez mais de uma inscrição, deverá ficar atento ao pagamento do boleto correspondente, vinculado à inscrição correta.
As inscrições só serão homologadas após a confirmação, enviada pelo sistema bancário, de efetivo pagamento do boleto. Esse processamento pode levar até 48 horas.
A relação preliminar de inscritos deve ser divulgada pela Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT) no dia 28 de novembro. Até a manhã desta segunda-feira (19), quase 6 mil pessoas haviam se inscrito para o Exato, mas aproximadamente metade dos não-isentos ainda não havia efetuado o pagamento da inscrição.
Isenções
Trezentos candidatos que solicitaram isenção no prazo estabelecido tiveram seus pedidos deferidos e poderão fazer o Exato sem custos. A isenção foi concedida, conforme o edital, para pessoas de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas da rede privada e integram famílias com renda per capta de até um salário mínimo e meio, e, ainda, para indígenas e quilombolas.
Todos os processos seletivos da UFT possuem possibilidade de isenção de taxas para quem não pode pagar. Os interessados, no entanto, devem ficar atentos porque a solicitação de isenção, geralmente, deve ser feita antes do período de inscrições.
Sobre o Exato
Realizado pela primeira vez este ano e com prova marcada para o dia 15 de dezembro, o Exato é uma inovação nas formas de ingresso da UFT proposta pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A exemplo do Enem, que é utilizado para a oferta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros certames, o Exato não tem previsão de vagas próprias, mas é um exame que habilitará os estudantes, com a nota da prova, a concorrerem a vagas disponibilizadas a partir de 2025 em diversos processos seletivos da UFT, e, possivelmente, também de outras instituições de Ensino Superior do Tocantins.
Em 2025/1 as vagas ofertadas para participantes do Exato 2024 serão as não ocupadas pelo Vestibular e pelo Sisu, e serão divulgadas posteriormente. Para os próximos anos, o Exato deve se consolidar em uma forma de ingresso com vagas específicas, substituindo gradativamente o vestibular e os processos seletivos complementares.