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Com apoio do PPGCiamb, projeto “Água Potável para Todos” será apresentado nacionalmente no dia 30/01
O projeto é realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do trabalho de professoras do Programa de Pós-Graduação da Ciências do Ambiente (PPGCIAMB), e é desenvolvido no âmbito da Imersão Científica 2025 do programa Futuras Cientistas. A iniciativa é do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e oferece um auxílio de R$ 600, valor fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto conta com a coordenação da Profa. Dra. Liliana Pena Naval, além das tutoras Profa. Dra. Patrícia Martins Guarda e Dra. Magale Karine Diel Rambo. Também participam monitores do PPGCiamb, do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologias dos Alimentos (PPGCTA), além de acadêmicos de Engenharia de Alimentos e Medicina, que oferecem suporte técnico e científico às participantes.
Para a Profa. Dra. Liliana, o programa Futuras Cientistas desempenha um papel importante na academia ao promover a inclusão e a diversidade de gênero nas ciências, incentivando meninas e mulheres jovens a se interessarem e se engajarem em áreas tradicionalmente dominadas por homens. “Ao oferecer suporte, orientação e oportunidades de capacitação, o programa não apenas fortalece o desenvolvimento de futuras pesquisadoras, mas também enriquece o ambiente acadêmico com novas perspectivas e abordagens. Além disso, ao cultivar talentos emergentes, o Futuras Cientistas contribui para a formação de uma comunidade científica mais equitativa e inovadora, essencial para o avanço do conhecimento e a resolução de desafios globais. Sua importância se reflete não apenas na promoção da igualdade de gênero, mas também na sustentabilidade e no progresso da pesquisa científica como um todo”, afirmou.
“Participar da Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas foi uma experiência transformadora”. Foi o que disse a professora Milian Pereira Santana Silva, do Colégio Militar do Tocantins Presidente Costa e Silva, em Gurupi-TO. Ela destacou ainda que participar do projeto foi muito importante para o seu aprendizado sobre ciência e o papel das mulheres nesse universo. “Logo nos primeiros dias, fiquei encantada com os temas abordados. Mesmo à distância, a oportunidade de acompanhar os testes sobre os parâmetros da água realizados no laboratório da LAPEQ foi um dos momentos mais marcantes. Assistir às análises químicas e entender a aplicação de conceitos que antes eu só via na teoria foi inspirador. Hoje, sinto que faço parte de um movimento maior, que busca incentivar meninas e mulheres a explorar e ocupar seus espaços na ciência”, reforçou.
De acordo com a estudante Tayara Cristina Félix Piedade, Colégio Desembargador Virgílio de Melo Franco em Paranã-TO, participar da Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas foi uma experiência que mudou sua perspectiva sobre a ciência e a pesquisa. “Durante a imersão, tive a oportunidade de participar de atividades de laboratório, assistir vídeos aulas e palestras que me permitiram aprender e crescer. Mesmo que toda essa experiência acontecesse por uma tela de celular. Tralhamos com a análise da qualidade da água, o que me permitiu entender melhor os parâmetros da água e sua importância para a saúde pública. E pude aplicar isso com a ajuda da sonda que foi enviada para medir parâmetros e ver como a ciência pode ser aplicada para resolver problemas reais”, disse.
Apresentação:
No dia 30 de janeiro, haverá a apresentação nacional dos resultados do projeto, aberta ao público e transmitida pelo YouTube do “Futuras Cientistas” (Link: https://youtube.com/@futurascientistas). A iniciativa busca compartilhar as descobertas e ações desenvolvidas, incentivando novas cientistas e promovendo a conscientização sobre a importância da água potável na prevenção de doenças.
Programa:
Criado em 2012, o programa Futuras Cientistas tem como objetivo fomentar o interesse de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A Imersão Científica é a primeira etapa do programa e proporciona às participantes a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma cientista, incluindo contato direto com práticas de pesquisa em ambiente acadêmico.
