Atenção!
Com quase 4 mil inscrições confirmadas, Exato terá participantes de todo o Brasil e de 105 municípios do Tocantins
Um total de 3928 estudantes tiveram suas inscrições confirmadas para a primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, o Exato. De acordo com os dados divulgados pela Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT), 67% dos inscritos são tocantinenses e 86% moram no Tocantins, mas há participantes naturais de todas as unidades da federação, exceto do Acre, e moradores de 20 estados diferentes, além do próprio TO e do Distrito Federal. A maior concentração de inscritos, no entanto, além do próprio Tocantins, vem dos estados vizinhos: Maranhão, Goiás e Pará.
Entre as 3368 inscrições de pessoas que vivem no Tocantins, há inscritos de 105 municípios, 75% do total de municípios do estado, embora 81% dessas inscrições se concentrem nos cinco municípios onde a UFT tem câmpus, mais Araguaína e Paraíso.
Para o pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezzari, o número de inscrições ficou dentro do esperado para esta primeira edição do Exato, e os dados do perfil sociodemográfico dos inscritos refletem os objetivos do exame, entre eles o de ampliar o acesso dos estudantes do Tocantins ao Ensino Superior.
"Considerando que o Exato é uma novidade, tivemos uma boa adesão. Além disso, o número de municípios tocantinenses em que tivemos pelo menos uma inscrição é um indicativo de que a gente teve alguma efetividade na divulgação e fizemos as informações sobre o Exato se espalharem por todo o estado. O fato da concentração maior ter ficado nas cidades onde a Universidade possui câmpus e atua mais diretamente tem uma relação com a facilidade de acesso dos estudantes, pois é nesses locais onde será realizada a aplicação da prova. Isso demonstra que é importante pensarmos numa ampliação desse programa para aplicarmos a prova em mais municípios e assim tornar o processo de acesso ao ensino superior mais inclusivo", observou o professor, que também destacou as inscrições oriundas de outros estados.
"Outro fenômeno interessante de se observar é a abrangência nacional que tivemos das inscrições. Porque o Exato tem como prioridade o acesso dos estudantes da região, mas a UFT continua de portas abertas para todos. E o fato de termos inscrições de todas as regiões brasileiras ajuda a refutar a ideia de que a nossa Universidade tem uma relevância apenas local, comprovando que pessoas de todo o país estão interessadas e procuram também a UFT", pontuou Cezzari.
Inscrições por Cor/Raça e Renda
Das 3928 inscrições, 8% (303) foram isentas do pagamento da taxa no valor de R$ 70. A isenção foi concedida, conforme o edital, para pessoas de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas da rede privada e integram famílias com renda per capta de até um salário mínimo e meio, e, ainda, para indígenas e quilombolas.
Com relação à renda, 58% dos inscritos são de famílias que recebem até três salários mínimos por mês. Ou seja, são pessoas de baixo poder aquisitivo e com algum grau de vulnerabilidade socioeconômica. 70% dos inscritos estudam ou concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, e 61% já concluíram o Ensino Médio e estão prontos para ingressar no Ensino Superior. Por fim, destaca-se que 62% dos inscritos no Exato se identificaram como pretos, pardos ou indígenas.
"Esses dados já nos trazem uma primeira radiografia do perfil dos estudantes que a gente deve receber na UFT a partir do ano que vem e, junto com os resultados dos estudantes na prova, vão nos ajudar a formular um diagnóstico e a pensar em estratégias e políticas tanto para reduzir a evasão quanto para assegurar que os estudantes consigam concluir seus cursos de graduação no tempo previsto", ressalta Cezzari.
Provas
O Exato é uma inovação proposta pela Prograd nas formas de ingresso dos cursos de graduação da UFT. Inspirado no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Exato não tem previsão de vagas próprias, mas é um exame que habilitará os estudantes, com a nota da prova, a concorrerem a vagas disponibilizadas em diversos processos seletivos da UFT a partir de 2025, e, possivelmente, também de outras instituições de Ensino Superior do Tocantins.
A UFT continuará ofertando metade de suas vagas por meio do Sisu e do Enem. A expectativa é que o Exato substitua gradativamente o vestibular tradicional e outros processos seletivos complementares que vinham sendo realizados pela instituição, como o PSEnem.
Podem participar do Exato estudantes de todo o país e o exame não terá "bônus de pontuação" para candidatos da região. Entretanto, a prova será elaborada com base nas especificidades do currículo da Educação Básica do estado, e como será aplicada somente no Tocantins, aumenta as condições de participação e as chances de bom desempenho para os estudantes tocantinenses.
As provas do Exato serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2024, de manhã e à tarde, nos municípios com câmpus da UFT: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. Os estudantes terão de responder 72 questões de múltipla escolha em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias), além de elaborar uma redação.
O edital de abertura do exame, em seu Anexo I, traz os conteúdos e objetos de avaliação que serão considerados nas provas, além dos macrotemas que poderão cair na redação. Com relação à literatura, não foi incluída no edital nenhuma lista de obras literárias específicas indicadas para leitura. Sobre isso, a comissão de elaboração da prova esclarece que os itens de literatura foram elaborados a partir das habilidades e descritores disponíveis nos documentos oficiais da Secretaria de Educação do Estado (Seduc/TO) e a prova vai contemplar questões da literatura regional e brasileira de forma geral.
"Uma dica que eu posso dar, como professor, para quem vai fazer o Exato, é que não se preocupem apenas em estudar, mas também em fazer uma leitura atenta de todo o edital", orienta o pró-reitor. "Vários professores têm nos dado um feedback de que acharam o edital do Exato melhor que o dos vestibulares, porque traz mais bem definido o que poderá cair na prova. Com isso, a gente espera diminuir a ansiedade e a pressão sobre os estudates na expectativa de que eles consigam efetivamente demonstrar o que sabem e o que aprenderam durante a sua trajetória na Educação Básica."
Conforme o cronograma do Exato 2024, a relação preliminar de inscritos deve ser publicada pela Copese nesta quinta-feira (28), e a homologação das inscrições está prevista para o dia 5 de dezembro, junto com a divulgação dos locais de prova.
Dados em destaque
- 3928 inscrições foram confirmadas para o Exato 2024
- 303 inscrições tiveram isenção de taxa de inscrição
- 67% dos inscritos são tocantinenses
- 86% dos inscritos moram no Tocantins
- Há inscritos de 105 municípios do TO (75% do total de municípios do estado)
- Há inscritos naturais de todas as unidades da federação exceto o Acre, e moradores de 20 estados diferentes além do próprio TO e do Distrito Federal
- 58% dos inscritos são de famílias que recebem até três salários mínimos por mês
- 70% dos inscritos estudam ou concluíram o Ensino Médio em escolas públicas
- 62% dos inscritos no Exato se identificaram como pretos, pardos ou indígenas
