Atenção!
Comunidade acadêmica do Câmpus Palmas oferece suporte no Enade 2024
A comunidade acadêmica do Câmpus Palmas mobilizou ações de apoio aos estudantes concluintes que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, a prova, que é realizada em todo o Brasil, avaliou os cursos de licenciatura em Pedagogia, Filosofia, Teatro, Biologia, Física, Química e Matemática.
“O Enade é um instrumento de avaliação estratégica para a qualidade do ensino e um reflexo do comprometimento institucional com a excelência acadêmica. O exame foi remodelado e é uma ferramenta importante tanto para os alunos, que podem refletir sobre seu desempenho, quanto para a universidade, que usará os resultados para aprimorar os cursos. Destaco o cuidado e a mobilização da nossa comunidade acadêmica, com coordenadores, professores e técnicos oferecendo suporte desde a inscrição até a recepção no dia da prova. Nossas equipes compartilharam um pouco dessa expectativa junto com os alunos e ampliaram as possibilidades de um desempenho melhor", explicou o professor Eduardo Cezari, pró-reitor de graduação da UFT.
Em Palmas, alunos voluntários, técnicos administrativos, professores e gestores do Câmpus uniram esforços para oferecer orientações, suporte logístico e apoio emocional aos estudantes. "Estou orgulhoso! Desde a participação ativa dos nossos futuros licenciados até a equipe que organizou a recepção calorosa, entrega de kits com lanches e materiais de apoio. Esse esforço conjunto reforça o espírito de coletividade, valorização do aprendizado e fortalecimento da nossa Universidade", destacou o professor Moisés de Souza Arantes Neto, diretor do Câmpus Palmas.
Depoimentos
Alguns dos concluintes compartilharam suas experiências sobre a prova. Para Maria da Conceição Beniz, estudante de Pedagogia, "a presença dos professores e a entrega de kits com lanche e as palavras de incentivo que recebemos desde as inscrições, as orientações foram muito importantes para mim. Eu cheguei com mais tranquilidade. A prova exigiu muita atenção, não foi fácil, pois abordou conteúdos vistos ao longo do curso. Mas, participar do Enade foi um divisor de águas na minha vida profissional, aumentou minha confiança e me sinto preparada para outros desafios", comentou.
Victor Matheus Bandeira Alves também destacou a organização da prova. "Apesar de um formato diferente, a avaliação foi objetiva e tratou diretamente dos conteúdos do curso. Foi uma experiência desafiadora, mas bem estruturada", afirmou.
A professora Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, coordenadora do curso de Pedagogia, enfatizou o valor simbólico do acolhimento. "Além de uma avaliação externa, é um momento que eles podem celebrar toda a trajetória de aprendizado ao longo do curso. Recepcionar os estudantes no dia do Enade vai além de um gesto material. É um ato carregado de significado, mostrando que eles não estão sozinhos e que reconhecemos seus esforços. Esse sentimento de pertencimento é essencial para o bom desempenho na avaliação", ressaltou.
Relevância do Exame
Mais do que uma avaliação técnica, o Enade simboliza um momento de reflexão, desafios e celebração do aprendizado. Silvia Maria Albuquerque Soares, também concluinte de Pedagogia, pontuou a relevância da prova ao afirmar que "o exame foi bem organizado, cobrando conteúdos fundamentais e habilidades interpretativas essenciais para o profissional. A avaliação certamente permitirá ao MEC medir tanto o conhecimento técnico quanto o desenvolvimento de habilidades. Espero que a UFT continue se destacando".
