Atenção!
Comunidade acadêmica e lideranças de Arraias constroem Carta Aberta em defesa do meio ambiente, da cultura popular e da educação
O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias, tornou pública a Carta Aberta de Arraias sobre Meio Ambiente, Cultura Popular e Educação, resultado de um processo participativo que envolveu estudantes, docentes, técnicos administrativos, movimentos sociais e lideranças da comunidade local.
A Carta é fruto dos debates realizados na 14ª Semana Acadêmica de Pedagogia, no I Seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UFT Arraias e na I Conferência Municipal do Meio Ambiente, que juntos reuniram mais de 600 participantes.
“Esses encontros reforçaram o papel da Universidade como espaço de resistência, construção coletiva do saber e promoção de justiça socioambiental”, destacou a coordenadora do curso, professora Aline Fagner de Carvalho e Costa.
Ainda segundo a professora Aline, “essa Carta é um símbolo do diálogo entre universidade e território, e expressa o nosso compromisso com uma educação que reconhece e respeita os saberes das comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e camponesas do sudeste tocantinense.”
Confira a Carta na íntegra:
"Carta Aberta de Arraias sobre Meio Ambiente, Cultura Popular e Educação - 14ª Semana Acadêmica de Pedagogia
Sol de Primavera – Beto Guedes
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim, não custa inventar
Uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim, não custa inventar
Uma nova canção que venha trazer
Sol de primavera
O campus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é um centro de ensino, pesquisa e extensão, plural, diverso e polifônico, localizado no sudeste do Tocantins. Lugar institucional de natureza político-educativo que deve se articular em consonância com o movimento da produção da vida dos seus Sujeitos, com objetivo de coordenar, integrar, sistematizar, orientar e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Pretende também, assegurar o suporte necessário à elaboração e desenvolvimento de ações que atendam dimensões sócio-políticas e ambientais para a Formação profissional, tecnológica e humanizadora de docentes, discentes e toda comunidade, com vistas ao desenvolvimento territorial sustentável e solidário numa perspectiva crítica e emancipadora.
Os Cursos de Pedagogia, Direito, Educação do Campo, Matemática, Biologia, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Turismo Patrimonial e Socioambiental e, da Universidade Federal do Tocantins campus Arraias, nascem do protagonismo de professores/as e pesquisadores/as, movimentos sociais e se constitui em um espaço político, de luta, resistência, contra hegemônico e referência para a produção de conhecimentos científicos e saberes ancestrais, portanto, defensor da ciência como ferramenta importante para a promoção da vida humana e da Casa comum.
Ancorado nessa intencionalidade social, formativa e política, construímos e participamos ativamente da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente que aconteceu em 22 de janeiro 2025, e da 14ª Semana Acadêmica de Pedagogia que aconteceu de 12 a 14 de fevereiro em diálogo e trabalho coletivo com docentes, discentes, pesquisadores/as, comunidade local, instituições públicas e comunidade acadêmica. Reunimos para lutarmos e ecoar vozes pelo meio ambiente em diálogo com a cultura popular, por uma Educação com preceitos na luta contra-hegemonia e Emancipação Humana. A finalidade é reunir os sujeitos sociais envolvidos com a discussão em defesa do meio ambiente, cultura popular, educação, agroecologia e agricultura familiar, para que possamos construir um projeto de vida sustentável e com menos agressão possível ao meio ambiente, bem como aprofundamentos sobre a conjuntura atual, socialização das produções acadêmico-científicas, relatos de experiências.
Nós, participantes da 14ª Semana Acadêmica de Pedagogia, realizada no Câmpus Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos comprometemos a promover ações que integrem o meio ambiente, a cultura popular e a educação, com base nos diálogos e reflexões originados no I Seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UFT Arraias e na I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Arraias.
Inspirados pelos debates realizados durante os eventos acima mencionados, que somados, contaram com mais de 600 pessoas, incluindo gestores públicos, técnicos, profissionais liberais, professores, técnicos da administração universitária e acadêmicos de diversos cursos e a população de forma geral, reconhecemos a importância de integrar os saberes e práticas docentes e discentes dos diferentes cursos e a comunidade para construir territórios mais justos, igualitários e sustentáveis pautados em princípios de direitos humanos universais e constitucionais, além de amorosidade, respeito, solidariedade, justiça social e ambiental. Comprometemo-nos a atuar de forma colaborativa, tanto dentro quanto fora da comunidade acadêmica, para promover, incentivar e assegurar educação de qualidade, transformação social e a sustentabilidade para as atuais e futuras gerações.
Com base nos temas debatidos durante os eventos como o combate às mudanças climáticas, a conservação da sociobiodiversidade, o uso sustentável dos bens naturais e a agroecologia, assumimos o compromisso de:
Promover a educação ambiental: Desenvolver ações educativas que integrem a comunidade acadêmica e a sociedade civil, com foco na produção e no consumo sustentáveis, na gestão adequada dos resíduos sólidos e na conscientização sobre a importância da sociobiodiversidade do bioma Cerrado e da Amazônia, principais biomas compreendidos no território tocantinense.
Fomentar a cultura popular e a sustentabilidade: Valorizar e integrar os saberes tradicionais e a cultura popular nas práticas educativas, reconhecendo seu papel fundamental na promoção dos direitos humanos, da sustentabilidade e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Implementar práticas sustentáveis no campus: Apoiar iniciativas de arborização com espécies vegetais nativas do Cerrado, paisagismo biofílico e criação de espaços de convivência que respeitem e integrem a vegetação nativa do bioma Cerrado, além de promover a destinação adequada de resíduos e o uso consciente dos bens naturais.
Fortalecer a integração entre cursos e a comunidade: Estimular a realização de eventos e ações interdisciplinares que envolvam os ODS, com a participação ativa da comunidade externa, visando à construção de políticas públicas e práticas sustentáveis que beneficiem a região de Arraias.
Contribuir para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas: Apoiar a criação de viveiros para produção de mudas de espécies vegetais nativas do Cerrado, a restauração ecológica de áreas degradadas e a implementação de políticas de transporte público sustentável, conforme discutido na I Conferência Municipal do Meio Ambiente.
Promover a justiça climática e a governança ambiental: Envolver a comunidade acadêmica e local na discussão e implementação de políticas municipais de meio ambiente, agricultura urbana e gestão de resíduos sólidos, garantindo a participação democrática, os direitos humanos e a educação ambiental como pilares fundamentais.
Reafirmar os direitos: da criança e do adolescente, das meninas e mulheres, das pessoas LGBTQIA+, das pessoas em situação de rua, dos imigrantes, refugiados e apátridas.
Reafirmamos nosso compromisso com a Agenda 2030 e os ODS, reconhecendo que a educação é um instrumento transformador para a construção de uma sociedade mais sustentável e igualitária. Assumimos, portanto, a responsabilidade de multiplicar e disseminar os conhecimentos e práticas discutidos durante o I Seminário sobre os ODS da UFT Arraias e a I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Arraias, bem como os resultados da 14ª Semana Acadêmica de Pedagogia da UFT/Arraias, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta, os direitos humanos e a educação emancipatória.
REFUTAMOS:
Alta Taxa de Analfabetismo no município de Arraias-TO, sendo segundo pesquisas, cerca de 21%.
O modelo de desenvolvimento econômico capitalista e do agronegócio que promove a exclusão social e degradação ambiental pela intensa produtividade;
A chegada de mineradoras na região, com exploração do território e baixa mitigação;
Racismo ambiental, deixando pessoas negras, população quilombola em vulnerabilidades sociais;
Toda forma de preconceito discriminação contra NEGROS, POVOS ORIGINARIOS, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.
A violência contra MULHERES;
As constantes queimadas no cerrado perdendo assim várias espécies animais e vegetais e microorganismos;
A disseminação do ódio;
A negação da ciência;
A negligência com o lixo urbano;
A falta de política de controle das zoonoses em relação a animais domésticos soltos nas ruas;
A criminalização dos movimentos sociais;
A intolerância religiosa;
DEFENDEMOS:
Diagnóstico urgente de áreas de vulnerabilidades ambientais no município;
A reforma agrária popular de base agroecológica e o fortalecimento da agricultura familiar no nosso município;
A regularização fundiária para Arraias e Região das Matas;
Os territórios preservados dos povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas e de terreiro;
Educação laica e de qualidade, contra hegemônica, política e de resistência, que valorize a cultura popular;
Construção histórica de políticas de áreas de preservação ambiental na perspectiva de enfrentamento ao capital;
Construção de uma política pública para coleta, destino e tratamento do lixo urbano na perspectiva socioambiental;
Construção de uma cooperativa de coleta e tratamento de material reciclado;
Implementação de Política Pública de controle zoonoses
Currículo das escolas que atenda as especificidades da política de educação ambiental respeitando e valorizando os diferentes sujeitos do campo;
Política que defenda a qualidade, acesso e permanência da Educação do Campo, Quilombola e Indígena;
Educação que problematiza os avanços do capitalismo na nossa região;
Participação e protagonismos da comunidade e dos movimentos sociais na construção da universidade pública;
Educação ambiental de qualidade e para todos/as como ferramenta fundamental na construção das políticas públicas de desenvolvimento sustentável;
Fortalecimento das lutas em prol da agricultura familiar bem como políticas acessíveis de financiamento para o pequeno agricultor;
Universidade como produtora de ciência em diálogo com os PCTs para o reconhecimento dos saberes e fazeres diversos;
O fortalecimento da Educação Pública com ênfase na Educação ambiental com COM GESTÃO E FINANCIAMENO para projetos voltados para a educação ambiental;
O fortalecimento das políticas de Formação inicial e continuada de Educadoras/es a partir dos princípios da Educação ambiental;
Mapeamento urgente das nascentes de Arraias e região;
O reconhecimento, o respeito e a valorização da diversidade sócio-territorial, étnico-racial e de gênero;
A Agroecologia como projeto urgente para agricultura familiar e fortalecimento da feira dos produtores rurais do município.
Defendemos, por fim, a Educação nos preceitos da Educação Ambiental, Educação do Campo e Agroecologia como condição estruturante da produção e reprodução da vida em sua sociobiodiversidade, à justiça socioambiental e cognitiva para superação da lógica de mercantilização do conhecimento e das desigualdades sociais, regionais, geracionais, raciais, que é propagada pelo projeto hegemônico do capital.
Arraias TO, 20 de março de 2025
Esta carta reflete o compromisso coletivo com a sustentabilidade, a educação e a cultura popular, alinhando-se às discussões e propostas originadas nos eventos acima mencionados.
Assinam esta carta de compromisso todos os participantes da Semana Acadêmica de Pedagogia: Meio Ambiente, Cultura Popular e Educação.
O preenchimento deste formulário expressa o seu apoio e compromisso com os termos da presente carta".
Interessados em manifestar apoio à Carta podem acessar o link abaixo e registrar a assinatura
A Carta já obteve assinatura de 47 pessoas:
Nome completo | Seu Perfil: |
Aline Fagner de Carvalho e Costa | Docente da UFT |
Felipe Xavier da Silva Neto | Estudante da UFT |
Manoel Soares de Aragão | Docente de outras instituições |
Lenilda Damasceno Perpetuo | Docente da UFT |
Claudia cristina de Santana | Estudante da UFT |
Maisa Marques de Farias | Estudante da UFT |
Pedro Neto Alves Ferreira Vieira | IF goiano campos belos |
Valdery Francisco da Costa | Estudante da UFT |
Simone Batista Mamede | Docente da UFT |
Denise dos Santos Santana | Estudante da UFT |
Janaina Santana da Costa | Docente da UFT |
Emerson Erivan de Araújo Ramos | Docente da UFT |
Thais Ribeiro Silva | Estudante da UFT |
Luiza Mello Fruet | Docente da UFT |
Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu | Docente da UFT |
Giane Maria da Silva | Docente da UFT |
Gerson Pereira de Oliveira | Estudante da UFT |
Hugo Junio Ferreira de Sousa | Docente da UFT |
Maurício Reis Sousa do Nascimento | Docente da UFT |
Antônio Aires costa | Fórum eixo BR-010 |
Olavo Lisboa dos Santos | Egresso do Curso de Pedagogia e estudante da biologia EAD UFT |
Lenilda perpetuo | Comunidade |
Alessandro Rodrigues Pimenta | Docente da UFT |
Antonivaldo de Jesus | Docente da UFT |
Ana Roseli Paes dos Santos | Docente da UFT |
Fernanda Maria Macahiba Massagardi | Docente da UFT |
Jairo pinheiro Taveira Barbosa | Estudante da UFT |
Ancelmo Alves Feitosa | Estudante da UFT |
Tauana Jesus Da Silva | Estudante da UFT |
Maria Antonia de Oliveira Brito | Estudante da UFT |
Zilda Pereira dos Anjos | Técnico Administrativo da UFT |
Rosimeire Aparecida Rodrigues | Docente da UFT |
Yan Marques dos Santos | Estudante da UFT |
Valdirene Tavares de Barros | Estudante da UFT |
Rayssa da Silva Costa | Estudante da UFT |
Daniela Guedes da Silva | Estudante da UFT |
Willian Douglas Guilherme | Docente da UFT |
Rayane Cezario Carlos | Estudante da UFT |
Ketolly iorrany ferreira são José | Estudante da UFT |
Neuzilane Nunes de Camargo | Estudante da UFT |
Mirian Conceição Soares | Estudante da UFT |
Aline Eugênia Dias Siqueira | Estudante da UFT |
Regina Conceição Dias | Estudante da UFT |
Luciana Tavares Ferreira | Estudante da UFT |
Debora Sousa da Cunha | Estudante da UFT |
Edilene Adelino Pequeno | Docente da UFT |
Wilson Rogériodos Santos | Docente da UFT |
