Esse site utiliza cookies
Confira o que levar e o que não levar para a prova do Exato
Cerca de 3,9 mil estudantes devem fazer as provas da primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins neste domingo (15) em Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional. O exame é realizado pela Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) e, apesar de ter uma metodologia de avaliação diferenciada, segue os moldes da aplicação do Vestibular, com pequenas alterações. A principal delas é o tempo de duração da prova, um pouco mais curto no período da tarde em relação aos vestibulares da UFT, e a necessidade de indicar na folha de resposta da redação, conforme estipulado no edital, o tipo de texto que será elaborado: texto dissertativo-argumentativo ou carta ao leitor.
As provas serão aplicadas nos câmpus da UFT e, em Palmas, também no câmpus do IFTO. Os participantes devem consultar previamente seus locais de prova e chegar cedo. Pela manhã, o acesso dos inscritos será permitido a partir das 7h e os portões serão fechados às 8h. À tarde, o acesso começa às 13h30 e segue até as 14h30.
Pela manhã, o período de realização das provas será das 8h10 até as 12h10 e os estudantes deverão responder questões sobre "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias" e "Matemática e suas Tecnologias", além de elaborar a redação. À tarde, as provas começam às 14h40 e terminam às 17h40, com questões das áreas de "Ciências Humanas e suas Tecnologias" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias".
Não esquecer: caneta e documentação obrigatória
Para fazer a prova, os participantes devem apresentar, obrigatoriamente, um documento de identificação oficial original com foto em formato físico. Não são aceitos documentos digitais apresentados no celular ou impressos, nem cópias de documentos, mesmo que autenticadas. A lista dos documentos aceitos pode ser conferida no edital.
Em caso de perda ou roubo de documento, o participante deverá apresentar boletim de ocorrência original e cópia para a realização de procedimento de identificação especial, com biometria.
Cada participante também deve levar sua própria caneta, com tinta preta ou azul, confeccionada em material transparente. Não é permitido o uso de outros tipos de canetas, lápis ou lapiseira.
Lanches, só em embalagens transparentes
Os participantes do Exato podem levar lanches para se alimentar durante a realização das provas. No entanto, só é permitido o acesso a alimentos que estiverem em embalagens transparentes, sejam elas rígidas ou flexíveis, sem qualquer rótulo ou inscrição. Quer dizer, alimentos industrializados devem ser removidos de suas embalagens originais e acondicionados em saquinhos transparentes ou potes de plástico, acrílico ou vidro. O mesmo vale para líquidos: as garrafinhas de água, suco ou refrigerante devem ser transparentes e sem inscrições.
Celulares e demais equipamentos eletrônicos deverão ser guardados em envelope lacrado fornecido pela Copese e só poderão ser utilizados fora dos locais de aplicação de prova.
Remédios ficarão armazenados com a equipe médica que fará o atendimento de cada bloco e poderão ser acessados pelos participantes quando solicitado. Para as participantes que estiverem menstruadas, a Copese irá fornecer absorventes higiênicos.