Atenção!
Copese assegura atendimento especializado para participantes do Exato
O Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) está marcado para o dia 15 de dezembro e, como é de praxe em todas em provas que realiza, a Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) divulgou a lista pedidos de atendimento especial para o dia da aplicação. Dos 3928 inscritos, 69 solicitaram atendimento especial. Destes, 43 tiveram todos os seus pedidos deferidos, 20 foram parcialmente atendidos e apenas seis tiveram os pedidos completamente indeferidos pela comissão.
Segundo a Copese, os casos negados são motivados por falta de documentação que justifique formalmente os pedidos.
"Às vezes a pessoa não apresenta todos os documentos exigidos para cumprir as formalidades do edital e a gente precisa indeferir. Mesmo assim, fazemos uma análise cuidadosa de todos os pedidos e sempre tentamos, nos limites da razoabilidade e da disponibilidade de recursos, permitir que todas as pessoas que precisam de atendimento especializado tenham condições de realizar as provas de forma adequada e justa em relação aos demais participantes", afirma a coordenadora operacional do Exato, Graciela Barros.
Atendimento especial é a oferta de condições específicas para realização das provas aos participantes que apresentem necessidades especiais por situações diversas. Para tanto, a Copese disponibiliza recursos como auxílio de fiscal para leitura da prova ou para transcrever as respostas das questões, intérprete de Libras, prova ampliada com letras maiores que o padrão para quem tem baixa visão, salas especiais com menos candidatos, individuais ou de fácil acesso, mesas e cadeiras adaptadas, carteiras para canhotos, possibilidade de amamentação durante a prova, uso de aparelhos auditivos, tempo adicional de uma hora e outros.
A maior parte das solicitações deferidas (36) se refere a tempo adicional de uma hora, que é concedido a lactantes que precisem amamentar durante a prova, para pessoas com deficiências ou transtorno de déficit de atenção (TDAH), entre outros casos justificados por laudo. Em segundo lugar no ranking de solicitações aparece a sala especial com até dez candidatos (25), seguida pelo auxílio de ledor e transcritor (6 solicitações).
Quem precisa de condições especiais para a realização de provas, seja por circunstâncias temporárias ou permanentes, deve ficar atento aos editais no que se refere aos prazos e critérios para a concessão de atendimento especial.
"Claro que se a pessoa sofrer um acidente perto da data prova e precisar de uma sala de mais fácil acesso, por exemplo, ela não tinha como prever essa situação e nós vamos procurar atender, mas é importante que as pessoas formalizem os pedidos com antecedência para que tenhamos condições de organizar os recursos necessários e mobilizar a equipe diante dessas situações", explica a coordenadora.
Leia também:
