Atenção!
Curso de Engenharia Ambiental participa de evento sobre pinturas rupestres e arqueologia no Tocantins
Membros do colegiado do curso de Engenharia Ambiental, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram de evento do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-TO), Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (Caopp) e Centro de Apoio Operacional Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).
Palestra sobre arqueologia no Tocantins
Com o tema “Pinturas rupestres e arqueologia no Tocantins”, o evento contou com palestra do arqueólogo Rômulo Macedo Barreto de Negreiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Iphan em Tocantins, e ao abordar a "Arqueologia no Tocantins: retrospectiva", o pesquisador destacou a importância dos estudos arqueológicos na região, compartilhando descobertas e desafios enfrentados na preservação do patrimônio histórico.
Representação do curso e importância do evento
A professora Polliana Gomes Lopes, representou a coordenação do curso de Engenharia Ambiental da UFT e destacou que o evento fortalece o diálogo entre pesquisadores, instituições e a sociedade. Segundo ela, o compromisso institucional com a preservação do patrimônio cultural nas paisagens do Cerrado tocantinense segue a missão do curso em formar profissionais para atuarem na manutenção da qualidade ambiental de forma geral.
Polliana destacou:
“Precisamos lembrar, como estudantes e profissionais dessa área, que o meio ambiente também inclui a esfera antrópica, que são as influências do homem no meio ambiente natural. Essas influências podem ser representadas, por exemplo, por essas manifestações arqueológicas, como as pinturas rupestres. Lembrando que o meio ambiente natural é representado pelas esferas física e biológica. Sendo assim, é de extrema importância que o nosso curso seja sempre incluído em ações e eventos que promovam a preservação do patrimônio arqueológico do nosso estado. Uma vez que para fim dessa preservação ambiental, o ambiente antrópico deve ser considerado tão importante quanto o ambiente natural.”
Relevância acadêmica e cultural
A participação do curso de Engenharia Ambiental no evento reforça a preocupação da UFT em garantir momentos externos de formação acadêmica voltados para a conscientização e valorização do patrimônio arqueológico, promovendo debates e ações que incentivam a preservação histórica e cultural do Tocantins.
