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Dia Nacional dos Profissionais da Educação: Celebrando quem transforma vidas na UFT
No dia 6 de agosto, celebra-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, instituído pela Lei 13.054 de 2014 e sancionado pela então presidenta Dilma Rousseff. Esta data homenageia todos os profissionais dedicados a transmitir, ensinar e proporcionar acesso ao conhecimento, elementos fundamentais para a mudança social e a formação de todas as profissões. A lei que instituiu a data visa reconhecer o papel crucial dos educadores na construção de um país mais justo e desenvolvido.
Para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), essa data é um momento de reconhecimento e valorização dos 1.568 servidores, 894 docentes e 674 técnicos administrativos que, diariamente, contribuem para a formação de cidadãos e para o preparo de um ambiente acadêmico estruturado.
Histórias de dedicação e transformação
Marcela Cristina Barbosa Garcia, servidora da UFT desde 2014, compartilha sua experiência: "Ser técnica na UFT é uma grande honra. Venho de uma família onde ninguém havia completado o ensino superior antes de mim. Hoje, todos na minha família estão estudando, graças à educação. Ser professora de português e técnica administrativa me permite contribuir para a transformação de vidas, como a minha foi transformada". Ela ocupa o cargo de assistente em administração, atua como coordenadora de apoio à direção no câmpus de Gurupi, e como chefe de setor há cinco anos. "Traz tanto benefícios quanto desafios. Um dos maiores obstáculos é manter minha equipe motivada para que possamos desempenhar nosso trabalho da melhor forma possível diariamente", afirmou.
Para o professor do Curso de Jornalismo do câmpus de Palmas, Marco Túlio Pena Câmara, a experiência na UFT é igualmente gratificante. "Ser professor na UFT é a realização do meu maior sonho. A diversidade de origem dos técnicos e do corpo docente é muito rica e incentiva a promover um conhecimento diverso para nossos alunos e alunas. A universidade está sempre em expansão, e essa vontade de crescer junto com ela nos impulsiona", evidenciou.
Ele se emocionou ao resumir sua trajetória: "Em meu primeiro ano como professor efetivo, após um ano como professor substituto e seis meses como voluntário, conquistei muitas coisas que achava que seriam impossíveis. Já estou no mestrado como professor e orientador, coordeno um projeto de extensão chamado CineDebate do Jornalismo, participo de grupos de pesquisa e de projetos de inovação pedagógica, e tenho parcerias com outras instituições, como a Federal de Uberlândia (UFU) , Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) . Essas conquistas me mostram que estou no caminho certo".
Marco Túlio enfatiza a importância do diálogo na educação: "Promover técnicas e diálogos eficazes em sala de aula é um desafio constante, pois o conhecimento só se dá a partir da troca. A educação é uma construção horizontal, um diálogo, como dizia Paulo Freire. Ver a evolução dos alunos é extremamente gratificante, tanto academicamente quanto como seres humanos, cidadãos e seres sociais e políticos".
Os profissionais da UFT enfrentam inúmeros desafios, como o uso constante de tecnologia que desvia a atenção dos alunos e a integração de novas ferramentas tecnológicas na produção de trabalhos. Marco Túlio destaca: "O uso indiscriminado da inteligência artificial é prejudicial para a formação dos alunos. É preciso alertar os alunos sobre isso, mas muitos ainda não entendem o impacto negativo".
No entanto, há muitas conquistas a serem celebradas. Marcela menciona a parceria com a Superintendência de Comunicação (Sucom), que levou a UFT a pequenas cidades do Tocantins, promovendo a universidade e seus benefícios. "Os servidores do câmpus de Gurupi visitam 23 cidades da região sul do estado do Tocantins, indo a escolas e comércios para falar sobre a universidade e o que ela oferece. Para mim, isso é uma grande conquista, pois ajuda as pessoas a verem a importância da UFT para a sociedade e para a melhoria da educação na nossa região", revelou.
O futuro da educação no Brasil é desafiador, mas promissor. Os professores e especialistas enfatizam a necessidade de atualização constante para atender às demandas não apenas do mercado e da academia, mas também às demandas humanas. Marco Túlio reforça: "É preciso desenvolver uma integração mais eficaz entre cursos e professores, além de aprofundar o entendimento sobre os públicos, que mudaram significativamente do período pré-pandemia para o pós-pandemia. Para melhorar o ensino na UFT, é necessário adaptar-se a essas mudanças, promovendo mais diálogo e compreensão do contexto atual, tanto local quanto tecnológico".
A UFT reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Reconhece os desafios enfrentados, mas também celebra as conquistas e as perspectivas futuras. Continuará na promoção de ações que capacitem, por entender que a educação é a principal ferramenta de mudança social. Como dizia Paulo Freire, "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
