Esse site utiliza cookies
Doutorandos participam de aula magna do Programa em Gestão de Políticas Públicas
Começou a jornada dos primeiros doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol)! Durante a tarde desta terça-feira, 10 de novembro, às 14h, os 14 novos alunos se reuniram na sala 16 do Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) para a primeira aula magna do novo doutorado. Além da participação e apresentação dos professores do Programa, e falas da pró-reitora de Extensão, Maria Santana e do presidente do TCE-TO, conselheiro André Luiz de Matos, o evento contou também com palestrantes especialistas no assunto.
O primeiro palestrante foi o juiz desembargador do Tribunal de Contas de Portugal e pesquisador associado à Universidade de Coimbra, José Antônio Mouraz Lopes. De forma online, ele explicou sobre o que é a Gestão de Políticas Públicas e seu impacto na sociedade. Continuando o debate sobre o mesmo tema, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Coelho, finalizou a tarde com sua palestra intitulada Gestão de Políticas Públicas: Do que estamos falando?, trazendo a conversa para a contemporaneidade e exibindo novas visões sobre o tema.
Segundo o coordenador do Gespol, Airton Cardoso Cançado, durante os quatro anos de formação dos acadêmicos, é esperada a produção de trabalhos que possam beneficiar a sociedade civil. “Durante estes anos, além da formação de recursos humanos de alto nível, a gente espera alguns trabalhos técnicos e acadêmicos que reflitam as necessidades aqui do Tribunal e ampliar a relação do Tribunal com a sociedade, que é um dos objetivos também da Universidade. É que a gente converse com a sociedade.”, disse ele.
E para Fernando Coelho, essa colaboração entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o TCE/TO trará bons resultados para a gestão pública e os desejos de Airton serão atendidos: “Muito importante essa iniciativa de co-produção entre a UFT e o Tribunal de Contas do Estado em prol de um doutorado profissional. O papel de um doutorado profissional é provar uma qualificação, neste caso, de gestores públicos do tribunal em prol da qualificação e requalificação e da produção de conhecimento, mas igualmente de produtos que possam reverberar para a administração pública estadual.”
Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas
Promovido pela Universidade Federal do Tocantins, em em parceria com o TCE/TO, o Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas marca mais uma das várias parcerias entre a UFT e os poderes públicos municipais e estaduais do Tocantins. Por meio dele, a Universidade busca colaborar com a qualificação dos profissionais atuantes na área, além de utilizar de suas produções para o desenvolvimento e melhoria nas práticas dos orgãos públicos.
Foram ofertadas ao todo 14 vagas, distribuídas da seguinte forma: 10 para servidores do do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, em condição de igual concorrência; 1 vaga destinada especificamente para cotas de ações afirmativas (portadores de deficiência; negros e pardos; quilombolas; indígenas) e 3 vagas em ampla concorrência. O curso tem duração de quatro anos e as aulas estão previstas para começar no dia 10 de março de 2025, ocorrendo tanto na UFT quanto no Instituto de Contas do TCE/TO.