Atenção!
Evento marcará a formalização da cooperação entre UFT, UFNT e IFTO para a realização do Exato
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebe nesta segunda-feira (24) os reitores da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) para assinatura do termo de cooperação para a realização do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). O evento, que contará com a presença de parlamentares, outras autoridades e da comunidade acadêmica, está marcado para iniciar às 9h no Auditório da Reitoria, no Câmpus de Palmas da UFT.
A adesão da UFNT e do IFTO havia sido anunciada já no ano passado, quando foi realizada a primeira edição do Exame pela UFT. Agora, as instituições irão formalizar o convênio para fortalecer o Exato em todo o estado, o que vai possibilitar, entre outras ações, a expansão da aplicação da prova de cinco para 14 municípios na próxima edição, que ocorre no dia 18 de maio. Com a participação das três instituições federais de ensino superior do Tocantins, o Exato passa a representar, junto com o Enem/SiSU, a principal porta de entrada para a educação superior pública no estado, com possibilidade de ingresso dos estudantes participantes em milhares de vagas de 99 cursos de graduação.
Entenda o Exato
O Exato é uma inovação lançada pela UFT como alternativa ao modelo tradicional de vestibulares com os objetivos de ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior, aumentar a ocupação de vagas, reduzir a evasão e a retenção de alunos nos cursos de graduação, bem como aumentar as taxas de sucesso dos estudantes. Com a prova, que é elaborada com base no currículo do Tocantins, o Exato vai permitir mais que a seleção de estudantes para o Ensino Superior, mas também uma avaliação do perfil dos ingressantes e um diagnóstico da educação básica no estado, embora estudantes de qualquer parte do Brasil possam se inscrever. "Assim, o Exato não é apenas um instrumento de seleção, mas será, principalmente, uma ação de pesquisa e de extensão que irá permitir aproximar as instituições de ensino superior das escolas e dos estudantes de Ensino Médio", explica o coordenador do projeto e pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari.
Diferente do vestibular, o Exato não é um processo seletivo em si. Ele se assemelha ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma prova que habilita os participantes a concorrerem, com as suas notas, a vagas em diversos processos seletivos, no mesmo ano ou em anos subsequentes. Os estudantes também têm a opção de realizar o Exato várias vezes para tentar melhorar seu desempenho e, assim, aumentar suas chances de conquistar vagas nos cursos que desejam.
