Esse site utiliza cookies
Exato movimenta estudantes em sua edição inaugural
Neste domingo (15), o Exato — Exame de Acesso ao Ensino Superior no Tocantins — realizou sua primeira edição, destinada ao ingresso no primeiro semestre de 2025 na Universidade Federal do Tocantins (UFT). As provas aconteceram nas cidades de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, em dois turnos: manhã e tarde. O exame contou com 72 questões de múltipla escolha, além de uma redação com o tema “Os desafios para a proteção do meio ambiente e preservação da vida".
Abstenção
De acordo com o balanço divulgado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese), o processo seletivo contou com 3928 candidatos inscritos. No entanto, a taxa de abstenção - candidatos que não compareceram para realizar a prova - foi de 24,82% (2953 candidatos) no período da manhã; e de 25,99% (2907 candidatos) no período da tarde.
A estudante Evelyn Oliveira, de 17 anos, que deseja utilizar a nota do Exato para ingressar no curso de Ciências Contábeis, avaliou de forma positva o exame. "Eu achei uma prova fácil. Por ser a primeira edição, acho que foi feita para não assustar muito o pessoal. Estou com grandes expectativas para todos nós", comentou Evelyn.
A candidata Agatha Vitória, de 18 anos, também saiu confiante e com boas expectativas para o resultado. Para ela a prova foi condizente com os conteúdos estudados durante sua preparação. "Eu achei a prova muito boa, porque não estava tão difícil. Foi o conteúdo que a gente já viu, então eu achei muito boa e esperava por isso", afirmou a estudante.
Agora, os candidatos precisam acompanhar as atualizações na página da Copese. Os gabaritos e os cadernos de provas serão divulgados nesta segunda-feira, 16 de dezembro. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 31 de janeiro de 2025.