Atenção!
Iniciado projeto que vai elaborar dossiê sobre as Taieiras e os Congos de Monte do Carmo
Com uma previsão de oito meses para sua execução, teve início nesta terça-feira (10), com uma reunião, os trabalhos do Projeto Dossiê Taieiras e os Congos de Monte do Carmo, coordenado pela professora da UFT, Noeci Carvalho Messias, do curso de Teatro (Câmpus de Palmas). O projeto envolve pesquisadores das universidades federais do Tocantins (UFT), de Roraima (UFRR) e de Goiás (UFG), além da cooperação técnica firmada entre UFT e a Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult), com execução orçamentária pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
A reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Monte do Carmo, com a presença de docentes da UFT e representantes da área de cultura do município e do estado. A coordenadora do projeto, professora Noeci, explica ainda que as Taieiras e os Congos são um bem cultural muito importante para a comunidade carmelitana. "É papel da universidade contribuir para o reconhecimento, a difusão e a valorização desse bem cultural tocantinense. Quero destacar/valorar a qualidade da equipe que é uma equipe bem diversificada (historiadores, antropóloga, atriz, jornalista, geógrafo, músico, cineasta, designer gráfico) com pesquisadores qualificados para realizar este significativo estudo", enfatizou.
A gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins (Secult), Alline Alves, destacou que este projeto é de fundamental importância para que se possa conhecer melhor, bem como valorizar, as manifestações culturais do Tocantins. O secretário de Cultura e Turismo do município, Amilton Carvalho demonstrou satisfação, destacando que a parceria é muito importante para a valorização da rica cultura de Monte do Carmo.
De acordo com as informações da coordenação do projeto, a equipe multidisciplinar - com professores e pesquisadores das universidades envolvidas, além de bolsistas de graduação - somam 14 pessoas e o projeto envolve recursos da ordem de R$ 200 mil. Deverão ser realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. O trabalho envolverá a coleta de dados e áudios, bem como a captura de materiais fotográficos e audiovisuais. Conforme o plano-base do projeto, o grupo de pesquisadores também tem como objetivo a apresentação de um dossiê etnográfico e um documentário sobre essas expressões históricas e culturais da região de Monte do Carmo. (Com informações da Secult/TO e da coordenação do projeto)
Saiba mais: O que são as Taieiras e os Congos?
As Taieiras e os Congos constituem formas de expressão afro-brasileiras que integram danças ao som de cantorias e instrumentos de percussão, como tambores. Estão intrinsecamente interligados com a festividade em louvor a Nossa Senhora do Rosário, sendo realizada anualmente na cidade de Monte do Carmo. São rituais marcados pelo colorido das vestimentas, a performance e cantoria dos detentores dessa prática ritualística. Confira na galeria abaixo, algumas imagens da festividade e também da reunião que marcou o início do projeto.
