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IX Encontro dos Grupos PET da UFT, IFTO e UFNT reúne estudantes e professores em Palmas
O IX Encontro dos Grupos PET da UFT, IFTO e UFNT foi realizado no dia 4 de setembro de 2024, no Auditório da Reitoria da UFT, em Palmas. Este evento anual visa fortalecer a integração entre estudantes e professores envolvidos no Programa de Educação Tutorial (PET) e discutir o impacto e o papel do PET nas instituições de ensino superior e na sociedade. O evento é reconhecido como um ponto de encontro democrático para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das metas do programa.
A abertura do encontro contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezari, e da diretora de Políticas em Educação, Priscila Oliveira, que enfatizaram a importância dos grupos PET para a instituição. Em seguida, a professora doutora Solange dos Santos Costas, da Universidade Federal do Amazonas, proferiu a palestra “Práticas Inovadoras de Ensino, Pesquisa e Extensão no Programa PET”.
Apresentações culturais e atividades
No período da tarde, uma apresentação cultural dos alunos indígenas do PET Indígena Conectando Conhecimentos, do Câmpus de Porto Nacional, trouxe danças e cânticos tradicionais. Após a apresentação, cada grupo PET teve a oportunidade de mostrar as atividades que têm desenvolvido.
Resumo das apresentações dos grupos PET
PET Indígena Conectando Conhecimentos (UFT) – Câmpus de Porto Nacional:
O encontro começou com uma apresentação cultural dos povos indígenas do PET, que existe desde 2010 e já formou 42 estudantes dos povos Xerente, Karajá, Gavião e Krahô. O grupo, atualmente tutelado pelo professor Dr. André Demarchi, adota uma metodologia que prioriza a escuta ativa, a observação participante e o acolhimento antropológico.
PET Economia (UFT):
Sob orientação do professor Dr. Nilton Marques, o grupo PET Economia desenvolve atividades como o Boletim de Conjuntura do Tocantins, o CinePET, projetos de educação financeira e um podcast intitulado "Conversa Agregada". O grupo também promove encontros com ex-membros e grupos de estudo para apoiar a formação acadêmica.
PET Engenharia Civil (IFTO):
O PET Engenharia Civil, orientado pelo Prof. Dr. Moacyr Salles Neto, é dividido em ensino, pesquisa e extensão, com atividades em grupos de estudos, apresentações em congressos e ações sociais. A seleção para o grupo é feita por edital e requer que os participantes cumpram 20 horas semanais, mantenham um bom desempenho acadêmico e publiquem pelo menos um artigo por ano.
PET Pedagogia (UFT):
O grupo é composto por projetos de estudos individuais orientados, cursos de línguas e o Laboratório de Metodologia Científica (LaMeCi). Suas atividades incluem a produção de coletâneas literárias, projetos de incentivo à leitura, e eventos preparatórios para concursos públicos.
PET Engenharia Ambiental (UFT):
Fundado em 2008, o grupo conta com 10 membros orientados pelo Prof. Emerson Adriano. Suas principais atividades envolvem minicursos, palestras, o "Enduro a PET", e projetos de extensão como o "PET nas Escolas", que promove educação ambiental.
PET Engenharia de Alimentos (UFT):
Com sete membros sob orientação do Prof. Abraham Damian Giraldo Zuniga, o grupo realiza reuniões semanais, visitas técnicas, e desenvolve projetos inovadores como a "Chuchuba", uma bala de goma feita a partir do chuchu.
PET Engenharia Elétrica (UFT):
Orientado pela Prof. Dra. Kathy Camila Cardozo, o grupo realiza atividades como recepção de calouros, pesquisas individuais, minicursos, e visitas técnicas. O estudo da língua inglesa é obrigatório para todos os membros.
Conclusão
O IX Encontro dos Grupos PET sintetizou a integração e o desenvolvimento proporcionados pelo programa nas instituições participantes. O professor Nilton Marques destacou a retomada das atividades presenciais como um marco importante no contexto pós-pandêmico; enquanto a professora Solange dos Santos Costas ressaltou a importância do PET na formação profissional dos estudantes, proporcionando experiências práticas e ampliando suas perspectivas.
Apesar de o número de grupos PET nas universidades do Tocantins não ser grande, todos são bem estruturados e contribuem significativamente para um futuro promissor na educação superior.
