Esse site utiliza cookies
Matemática
Pedagogia
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 20, em Brasília os cursos que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na edição de 2024. Nesta edição será aplicado exclusivamente aos cursos de licenciaturas (Enade das Licenciaturas), a serem cumpridos pelo Inep, pelas Instituições de Educação Superior (IES) e pelos estudantes habilitados para o Exame.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFT informa, ainda, que está organizando o cronograma interno de reuniões com os cursos que serão avaliados para prestar as orientações e suporte necessários, como de costume.
As inscrições no Enade 2024 começarão no dia 23 de Julho e terminarão em 09 de agosto. Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 24 de novembro de 2024, a divulgação do resultado parcial de desempenho a partir de 20 de março de 2025, divulgação dos gabaritos das provas objetivas ocorrerá até 30 de abril de 2025, e a divulgação do resultado geral de desempenho até 12 de setembro de 2025.
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A prova é destinada aos Concluintes de Cursos de Licenciatura:
Só estão dispensados do Exame os estudantes que se graduarem nos cursos não coincidentes com os selecionados para aquele ano de aplicação da prova, tiverem colado grau até o último dia de retificação das inscrições no corrente ano ou estiverem oficialmente matriculados, cursando atividades curriculares, em instituição estrangeira conveniada com sua universidade, na data de realização do Enade.
Os alunos ingressantes são inscritos pelas coordenações apenas para fins de regularidade junto ao Enade, mas são dispensados de participar do Exame.
O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Mais informações podem ser conferidas no edital do Enade Nº 124 de 20 de julho de 2024
O Ministério da Educação (MEC) instituiu a reformulação do Enade, no início de julho, por meio de Portaria (nº 610/2024). O Inep aplicará o novo formato, conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria (nº611/2024), também publicada no início deste mês. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso.
Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.